Numa forte demonstração de união, os cacauicultores reivindicam seus direitos

Por: Ed Ferreira
11/08/2015 - 15:01:07

Uma concentração inédita de produtores em Gandu, que conseguiu unir as micro regiões produtoras numa demonstração clara que os “novos lideres” à frente das questões do cacau estão dispostos a mudar o quadro de letargia politica quando se trata de defender os interesses da cacauicultura do Sul da Bahia.


Foto: Dorcas GuimarãesTudo começou com uma mobilização para as reuniões ocorridas em Ilhéus em 08, Ipiau 16 e Gandu 29 do corrente mês. Em todas as reuniões tiveram como objetivo a sensibilização dos produtores de cacau e posterior desenvolvimento de ações que minimizem as perdas ocorridas na comercialização do cacau. 

Na medida em que avançavam, nas reuniões foram estabelecidos grupos de trabalho (GTs) para atender as micro regiões produtoras de cacau no Sul da Bahia.

O mote principal que levou a esta reunião foi estabelecer regras para exportação de cacau, importação e o drawback. Na oportunidade criaram também (GTs) responsável pela acessória de mercado de cacau e o GT Jurídico, responsável pela acessória jurídica em possíveis ações judiciais a serem propostas, principalmente no tocante as questões das dividas do cacau, criando uma via de acesso entre o Governo e a realidade vivenciada pelos cacauicultores.


A cultura do cacau vive uma nova fase e os descendentes dessa cultura mudam suas posturas e partem para união da classe com o objetivo de reivindicar seus legítimos direitos como qualquer outra categoria de agricultor junto ao Governo Federal e Estadual. Numa clara demonstração que os tempos são outros, o encontro de cacauicultores em Gandu, terceiro de uma série, surpreendeu até mesmo os mais experientes produtores acostumados a ver apenas alguns gatos pingados reivindicando. Um novo marco ficou bem claro em Gandu que uma nova fase do cacau despontou.

“As mudanças de comportamento dos produtores de cacau em relação às dificuldades vividas na região fazem com que surja a esperança de novos caminhos que nos levarão a novos horizontes”. Milton Andrade Junior – Presidente do sindicato do cacau de Ilhéus.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp