Trancoso recebe concerto internacional em novembro

Por: Teoney Guerra
05/11/2017 - 11:08:22

Por: Teoney Araújo Guerra

Mais um concerto, na noite de ontem, sábado (04), encerrou a série de duas apresentações que a Orquestra Sinfônica de Bucareste apresentou neste fim-de-semana (sexta e sábado) no Teatro L'Occitane, em Trancoso/Porto Seguro.

Regida pela maestro francês Benoît Fromanger, a sinfônica romena apresentou clásiscos da música clássica e árias de óperas italianas famosas. A canção Capriccio Italien [Capricho Italiano], do músico russo Tschaikowsky, abriu o concerto, que depois teve a abertura da ópera italaiana, La forza del destino [A força do destino], do músico italiano Guiseppe Verdi. A seguir, foram apresentadas árias de óperas italianas famosas, de Verdi, Puccini, Donizetti e Bellini, na voz do tenor Tadeusz Szlenkier e da soprano Joanna Wos.

Finalizando o repertório programado, a orquestra apresentou Capriccio Espagnol [Capricho Espanhol], do compositor russo, Nikolai Rimsky-Korsakov.

Foram cerca de duas horas e meia de uma apresentação que emocionou o público assistente, que lotou os cerca de mil lugaes do teatro, e por diversas vezes aplaudiu demoradamente, muitas vezes de pé, a apresentação.

 

Após encerrada a programação prevista, e o maestro se despedir, a apresentação foi reiniciada e estendida, atendendo a uma espécie de pedido de bis que foi feito pela platéia com um período de longas palmas que foram atendidas pelo maestro e cantores, que retornaram ao palco e cantaram por mais uns dez minutos. Nessa parte final, fugindo ao protocolo, às formalidades nesse tipo de apresentação, o público interagiu com palmas, marcando o compasso da música, o que surpreendeu ao maestro e aos cantores, que, também agindo de forma espontânea, incentivaram aquela participação dos assistentes na parte final do espetáculo. 

APRESENTAÇÕES ESPECIAIS - As duas apresentações em Trancoso foram exlcusivas. A orquestra veio da capital romena exclusivamente para esses dois concertos. Por issso, foi a primeira vez que uma orquestra de renome internacional se apresentou em Trancoso, fora da programação anual do festival Música em Trancoso.

Com mais esse evento de nível internacional, o Mozarteum Brasileiro - uma das mais conceituadas associações culturais do país, que tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical -, realizador do concerto, cumpriu mais uma vez seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e turístico de Porto Seguro e região, em consonância  com o conceito de "arte e educação para o desenvolvimento".

RESPONSABILIDADE SOCIAL - Além do público que pagou ingressos no valor de R$ 200,00 para assstir ao concerto, cerca de 400 nativos - pessoas nascidas e/ou residentes no município de Porto Seguro - tiveram acesso grátis ao evento, graças à iniciativa do Mozarteum de distribuir gratuitamente, convites para grupos da população local. Assim, essa associação cultural cumpre o seu compromisso de responsabilidade social, que é também sua missão: difundir a música como instrumento da qualidade de vida, do desenvolvimento social, da inclusão social e da superação de barreiras e discriminações.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp