Costa do Descobrimento está pronta para a oitava edição da Brasil Ride

Por: Ascom/ZDL
13/10/2017 - 16:52:20

Competição começa neste fim de semana e vai até o sábado (21) em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga. Pedal entre Arraial e Trancoso foi destaque na manhã desta sexta (13), com direito a uma ação inédita com melhores ciclistas do mundo jogando golfe

Porto Seguro (BA) - Principal ultramaratona de MTB das Américas, a Brasil Ride tem seu início neste fim de semana, em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro (BA). Enquanto o sábado (14) estará reservado para retirada dos kits dos atletas, o prólogo no domingo (15) começará às 13h (14h pelo horário de verão de Brasília), com 500 ciclistas de 22 países e 24 estados brasileiros. Em seguida, serão mais seis etapas, com ida para Guaratinga (BA) na segunda-feira (16) e retorno na quinta-feira (19). O encerramento será no sábado (21), quando os 1.000 participantes da Maratona dos Descobrimentos juntam-se às estrelas do mountain bike mundial para abrilhantar ainda mais a festa do esporte no Sul da Bahia.

"É com muito prazer que receberemos pelo oitavo ano seguido os melhores ciclistas de mountain bike do mundo aqui na Bahia. Após seis anos na Chapada Diamantina, a Brasil Ride volta pela segunda vez consecutiva à região da Costa do Descobrimento, no sul do estado baiano. A única certeza é que teremos sete dias de emocionantes disputas, onde serão conhecidos os campeões da edição de 2017 deste que é o principal evento de ultramaratona MTB das Américas. Convidamos a todos a comparecerem em Arraial d'Ajuda, tanto neste fim de semana de abertura quanto no seguinte, no encerramento, para prestigiar as estrelas do ciclismo mundial", destaca Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

A oitava edição da Brasil Ride terá sete etapas e os ciclistas pedalarão 558,2 km, com a altimetria acumulada de 11.379 metros, entre mar e montanhas. Após Arraial d'Ajuda, a corrida passará ainda por Eunápolis, Itabela e Guaratinga, chegando à região de São João do Sul. Na área costeira de Porto Seguro, os participantes encontrarão muitos single tracks (trilhas estreitas) típicos da região. Já no interior, plantações de cacau, parques e regiões de montanhas, próximo da divisa entre a Bahia e Minas Gerais, serão as localidades responsáveis por receber as etapas com as maiores distâncias e altimetrias acumuladas.

 

Disputada sempre em equipes - duplas ou trios -, a prova terá as categorias feminino, mista, open, máster (nenhum atleta com menos de 40 anos), grand máster (nenhum atleta com menos de 50 anos), nelore (acima de 90kg) e corporativa (três integrantes). Além das sete categorias, há também duas jersey especiais, a american man e a american ladies, que independem da categoria na qual a equipe foi registrada. Esta premiação é aberta para todos os grupos, desde que estejam com passaporte válido de um país do continente americano (Américas do Norte, Central e Sul).

Ação inédita abre a oitava edição - Um pedal especial realizado na manhã desta sexta-feira (13) deu "início" à Brasil Ride 2017. Com a participação de cerca de 30 ciclistas, entre eles o atual campeão europeu e vice mundial de Maratona MTB, Tiago Ferreira (POR), o medalhista de ouro de Atlanta 1996, Bart Brentjens (HOL), o bicampeão da Brasil Ride, Jiri Novak (CZE), o experiente atleta catarinense Ricardo Pscheidt, dentre outros, o passeio contou com cerca de 40 km de percurso, saindo da loja da Unidas, em Arraial d'Ajuda.

De lá, os ciclistas seguiram até Trancoso, passando por diversos pontos turísticos de Porto Seguro, como o Terravista Golf Course, onde Tiago, Bart e vários outros se arriscaram a dar algumas tacada no campo de golfe, e o Teatro L’Occitane, com parada para uma foto com os participantes, que elogiaram bastante a ação e não esconderam a alegria pelo momento único proporcionado pela ultramaratona.

Sete campeões da open confirmados - Os ciclistas da categoria open da Brasil Ride, que sonham com um título inédito da ultramaratona, chegam neste fim de semana a Arraial d'Ajuda com uma única certeza: não será fácil conquistar a Yellow Jersey - camisa amarela de campeão geral - após o término das sete etapas de 2017. Sete dos dez vencedores da competição até o momento estarão em ação na prova. Apenas a equipe que venceu os dois primeiros anos (2010 e 2011) não terá representantes na oitava edição da Brasil Ride, os bicampeões Robert Novotny e Kristian Hynec, ambos da República Tcheca.

Vencedores em 2012, os portugueses Luis Leão Pinto e Tiago Ferreira farão dupla com Soren Nissen (DIN) e José Silva (POR), respectivamente. Campeões de 2013, Henrique Avancini e Sherman Trezza também estarão separados. Enquanto Avancini fará dupla com o bicampeão Jiri Novak (CZE), vencedor em 2014 e 2015, Trezza pedalará ao lado de Wolfgang Soares. Dupla de Jiri no bicampeonato, Hans Becking (HOL) faz equipe com Sebastian Fini (DIN). Por fim, o atual campeão Fabian Rabensteiner (ITA) competirá com seu compatriota Samuelle Porro, defendendo o título da Trek Selle San Marco.

A estrutura - A oitava edição da Brasil Ride proporcionará mais uma vez aos amantes do ciclismo experiências únicas no interior da Bahia. Os atletas, estafe, voluntários e membros da organização serão acomodados numa verdadeira cidade montada para 800 pessoas, especialmente para a competição, em uma fazenda de Guaratinga. 

Os números da infraestrutura nas duas sedes, as Vilas Brasil Ride, impressionam. Serão 10.000 litros de água distribuídos nas sete etapas, 6.300 unidades de fruta, 5.500 refeições servidas, 60 tendas, incluindo duas de 500 m², 700 barracas de dormir, 16.000 metros de fita bump e cerca de 50 veículos percorrendo os percursos das provas, entre carros, motos, quadriciclos, ambulâncias e caminhão.

Maratona dos Descobrimentos - Realizada sempre no sétimo e último dia da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos será um evento à parte na principal ultramaratona de MTB das Américas. Na disputa realizada no formato de cross country marathon (XCM), Arraial d'Ajuda transforma-se em um verdadeiro mar de bicicletas. Desde a largada da decisão, às 9h da manhã do sábado, dia 21, até o fim da tarde, o entorno do Uiki Parracho estará tomado por ciclistas de todo o País e de diferentes partes do mundo.

Na Maratona dos Descobrimentos os ciclistas pedalarão entre Arraial d'Ajuda e Trancoso, com 20% do traçado alterado em relação ao ano passado. O ponto alto do dia será pedalar nas falésias da região com o mar azul de fundo, um cenário único em ultramaratonas de mountain bike. Os interessados em participar da prova devem se apressar para garantir suas inscrições online. Para obter uma vaga na Maratona, basta acessar o link https://goo.gl/rUpcw3 e clicar em Inscrição.

Programação da Brasil Ride 2017 - 558,2 km - 11.379 m de altimetria acumulada
14/10 - Sábado - Entrega do kit dos atletas em Arraial d'Ajuda
15/10 - Domingo - Etapa 1: Prólogo em Arraial d'Ajuda - 21 km e 330 m altimetria
16/10 - 2ª feira - Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (138 km e 2.199 m altimetria)
17/10 - 3ª feira - Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (74 km e 2.559 m altimetria)
18/10 - 4ª feira - Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (90 km e 2.712 m altimetria)
19/10 - 5ª feira - Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (130 km e 1.974 m altimetria) 
20/10 - 6ª feira - Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 564 m altimetria)
21/10 - Sábado - Etapa 7: Última etapa e Maratona dos Descobrimentos (73,4 km e 1.041 m de altimetria)

Reconhecimento - Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride ganha a cada ano reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costumam até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de "Giro de Itália do MTB".

Cobertura online - Assim como foi em 2016, a oitava edição da Brasil Ride contará com transmissão ao vivo em sua Fan Page do Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE. Largadas, chegadas e as cerimônias de premiação serão exibidas pela equipe de mídia da principal ultramaratona de mountain bike das Américas.

Sobre a Brasil Ride - A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento. 

A Brasil Ride tem patrocínio da Trek, Shimano, Unidas e Caixa, e apoio do Governo da Bahia e das prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp