Ultramaratona Specialized Caminho das Pedras é um sucesso nas trilhas mágicas de São Tomé das Letras

Por: André Piva
14/11/2018 - 00:00:04

Ultramaratona de Mountain Bike com organização Ravelli Xtreme movimentou pelo segundo ano consecutivo o paraíso do MTB em Minas Gerais

O Puro Mountain Bike dominou as montanhas mágicas de São Thomé das Letras (MG) no último final de semana (11 e 12 de novembro). A cidade que ganhou fama pelo misticismo, agora virou a capital das trilhas perfeitas para a prática do esporte. 

A Specialized entrou como Patrocinadora Máster pela primeira vez em um evento organizado pela Ravelli Xtreme – braço de Ultramaratonas do GP Ravelli - que tem como proposta levar os apaixonados pela bike para as melhores trilhas do Brasil.

A Arena foi montada na Praça Barão de Alfenas, no Centro de São Thomé. Os mais de 400 atletas inscritos puderam optar por 1 (Categorias Sport) ou 2 (Categorias Pró) dias de prova. O percurso Pró foi limitado a 200 atletas: “Queríamos que os competidores desfrutassem ao máximo de cada trilha, então limitamos as inscrições para o percurso mais técnico, que estava recheado de trilhas alucinantes” comenta Marcio Ravelli, Organizador do Ravelli Xtreme e multicampeão do MTB.

Além da grande participação de atletas mineiros, que representaram 50% dos inscritos, o evento contou também com competidores oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. “Desde que realizamos o Canastra Xtreme by Ravelli em junho deste ano, nossas provas começaram a atingir atletas de outros estados. Aqui em São Thomé das Letras tivemos a felicidade de comprovar que estamos atingindo o público certo: apaixonados pelo verdadeiro mountain bike”, comenta Vanessa Cabral, organizadora do Ravelli Xtreme.

Etapa Rainha

A Etapa Rainha trouxe trilhas de tirar o fôlego dos competidores: 53 km com 1900 metros de elevação. Os atletas tiveram a oportunidade de pedalar nas famosas e duras trilhas da Pedreira Maia, Trilha do Defunto e a Trilha do Cemitério da KTM.

No primeiro dia, o Atleta da Categoria Solo Master A2 Pró – Uirá Ribeiro de Castro de Varginha – MG, conquistou o primeiro lugar, com o tempo de 3 horas e 3 minutos. Na Dupla Masculina Open os vencedores foram Matheus e Simão de São Thomé das Letras, com 3 horas e 26 minutos. Entre as mulheres, Ana Beatriz Delmanto foi a competidora mais rápida, vencendo a Etapa com 5 horas e 18 minutos; e na Dupla Feminina venceram Ritinha e Paula Paulada com 5 horas e 36 minutos.

Etapa Rei

A Etapa Rei, no segundo dia de prova trouxe mais desafios para os atletas: 41kms com mais de 1400 metros de ascensão e mais trilhas de pedras. Logo no início da prova, os competidores tiveram um downhill de 6kms em singles; trilhas alucinantes do km 13 ao 21 e, no final, a famosa Subida da Cava para voltar à cidade.

Os atletas da Sport, competiram em um percurso de 33km, com 1300 metros de elevação. Um percurso misto, composto por trilhas e estradões. Mas nem por isso os desafios deixaram de estar presentes, como a Descida da Pedreira passando ao lado da Cachoeira da Ricarda. E a última subida antes da chegada, com 5kms de extensão

O resultado final da competição foi obtido pela somatória do tempo dos 2 dias de prova. Os campeões da Ultramaratona Specialized Caminho das Pedras Pró dividiram mais de 20 mil reais em premiação, e foram:

Encantamento das crianças

 

A Arena Specialized KIDs funcionou durante todo o evento, oferecendo às crianças de 4 a 12 anos bikes para teste. 

"Foi lindo de acompanhar o encantamento das crianças pelas bicicletas. Os olhos delas brilhavam a cada vez que chegava a vez de pedalar. A bike mais procurada pelas crianças foi nossa "mini" Fat Boy (Riprock), com pneus largos, além do sucesso das Hotwalk, as bikes de equilíbrio sem pedais", comenta Talita Saab, responsável pelo departamento de Eventos da Specialized Brasil.

“O desenvolvimento e o futuro do nosso esporte está nas crianças, e é nosso dever como marca, proporcionar esse contato, assim construímos ciclistas apaixonados e contribuímos com a evolução do esporte no Brasil" - complementou Marina Richwin, da Specialized Brasil.

Suporte Neutro Shimano

Além do patrocínio SPECIALIZED, a multinacional de componentes para bike SHIMANO esteve novamente presente no evento oferecendo o Apoio Neutro nos dois dias de prova, garantindo a manutenção e reparo da bike antes, durante e depois da competição. “Ter a Shimano ao nosso lado permitiu melhorar ainda mais o serviço de manutenção e apoio aos nossos atletas, ainda mais em um percurso como o de São Thomé que vai exigiu muito do equipamento “, ressalta Ravelli.

NOVIDADES 2018: Além das duplas e categorias por idade, o evento ofereceu também:

CATEGORIA Master Ebike – Categoria exclusiva para bikes elétricas, sem faixa etária. Poderão competir atletas de 30 anos acima no percurso Sport. 

CATEGORIA HEAVY BIKERS  – Nesta Categoria poderão se inscrever somente atletas que tenham o peso corporal acima de 90Kg (no percurso Pró). 

Segurança dentro e fora das trilhas: Todos os atletas participantes tiveram seguro de vida fornecido pela LAF Seguros e a prova recebeu a chancela da LIVRE BRASIL , que fornece o alvará desportivo para todas as provas organizadas pela Equipe Ravelli Xtreme.

Resultados completos no site: www.gpravelli.com.br

Sobre o Ravelli Xtreme: Segmento de Ultramaratonas do Grupo GP Ravelli - uma das maiores e mais tradicionais provas de MTB do Brasil. 2018 é o 13º ano de existência deste campeonato idealizado pelo DuoDeca Campeão de XCO Márcio Ravelli, que coloca sempre desafios de diferentes níveis para que os atletas se superem a cada nova etapa.

Mais informações: www.gpravelli.com

Sobre a Specialized - A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, seu foco está nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.

Atendimento à imprensa: 
Bike na Mídia
Andre Piva
(11) 982 420 488
specialized@bikenamidia.com

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp