Praça do Ciclista ganha projeto de revitalização

Por: Ascom / ZDL
24/01/2019 - 23:42:01

Mobiliário urbano, assistência ao ciclista e até um jardim musical fazem parte do novo projeto. Apresentação será marcada por 8 horas de pedal na praça em nome da segurança de quem usa a bike nos centros urbanos e para marcar o terceiro ano da morte da ultracicilista Claudio Clarindo

São Paulo (SP) - Reduto dos apaixonados por duas rodas em São Paulo, a Praça do Ciclista terá seu projeto de modernização revelado nesta sexta-feira (25), data do aniversário da capital paulista. Nesse dia, as empresas Sense Bike, Eureka Coworking e o estúdio Guto Requena apresentarão ao público um novo desenho para o local. A parceria assinada com a Prefeitura de São Paulo, via Subprefeitura da Sé, contemplará a revitalização da praça, além da sua manutenção pelos próximos três anos, ao custo total de R$ 370 mil.

“Criado de forma colaborativa, o novo projeto, visa potencializar o uso atual do espaço e nasceu após uma consulta pública que mapeou às principais necessidades apontadas pelos usuários e ciclo ativistas que frequentam o local”, explica Daniel Moral, da Eureka Coworking, idealizador da proposta.

O resultado será um projeto mobiliário urbano que nasce com a ideia de “hackear” a praça existente - ou seja, produzir peças que serão acopladas nos elementos já pertencentes ao local, evitando uma obra civil muito grande - além de criar uma arte pública interativa. Mudanças serão visíveis em toda estrutura atual. A mureta do canteiro central, onde as pessoas já se sentavam, receberá um banco circular. Os guarda corpos, atualmente utilizados para apoiar as bicicletas, servirão como paraciclos. Bebedouro, internet wi-fi, tomadas, ferramentas e bomba para encher os pneus das bicicletas, além de uma nova iluminação, também farão parte do projeto.

“A horta, característica fundamental da praça hoje, será revitalizada e tratada como o coração do projeto. O espaço verde, que hoje se encontra no canteiro central, será expandido para as duas grandes aberturas que revelam o túnel, onde serão acopladas floreiras nos guarda corpos existentes”, detalha o arquiteto Guto Requena, que assina o projeto em colaboração com Plural LAB e conta com o paisagismo de Daniela Ruiz. A nova horta terá o cultivo das PANC’s (plantas alimentícias não convencionais). Já as floreiras serão compostas por plantas que atraem agentes polinizadores tão raros no ambiente urbano como abelhas, pássaros e borboletas.

Todo mobiliário urbano que irá hackear a praça, será confeccionado em metal, com pintura branca. As três grandes estruturas resultantes desse projeto (a horta central e as duas aberturas para o túnel) se tornarão três grandes luminárias urbanas à noite. Bicicletas que geram energia serão instaladas, convidando os usuários a pedalarem e contribuírem com a iluminação do local.

Homenagem às vítimas de atropelamentos - Uma obra de arte urbana interativa de realidade aumentada fará parte do projeto. Criada pelo arquiteto Guto Requena, o “jardim musical dos ciclistas”, servirá como um memorial de homenagem aos que morreram no trânsito em São Paulo. Para acessá-lo, o visitante precisará apenas direcionar sua câmera de celular para as floreiras e visualizar as borboletas virtuais que voam e carregam o nome das vítimas. Ao clicar nelas será possível ouvir a música favorita daquele ciclista, uma forma de homenageá-lo. Assim como acontece com as Ghost Bikes espalhadas por toda cidade, a obra “jardim musical dos ciclistas” pretende dar luz a enorme quantidade de ciclistas que morrem no trânsito e pressionar o poder público para que se tomem mais medidas de segurança, evitando mais tragédias.

“A nova praça surge como um espaço para todos aqueles que têm na bicicleta um meio de interação com a cidade de São Paulo, e que agora, têm naquele local um marco zero para novas partidas e chegadas ” analisa Henrique Ribeiro, CEO da Sense Bike.

Mixirica faz 8 horas seguidas de pedal na Praça - A largada oficial para a nova Praça do Ciclista será feita no melhor estilo: sobre duas rodas. Nesta sexta-feira, entre 8 e 16h, o ultraciclista Marcelo Florentino Soares, o Mixirica, primeiro brasileiro a completar a Trans Siberian Extreme, com 10 mil quilômetros entre Moscou e Vladivostok, representará todos os ciclistas pedalando 8 horas seguidas sobre um rolo.

O objetivo é chamar atenção para a segurança dos ciclistas que pedalam nas grandes cidades, no último ano cresceu 12% o número de acidentes fatais com ciclistas no Estado de São Paulo, e marcar o terceiro ano da morte do ultraciclista Claudio Clarindo, atropelado na Rio Santos no dia de 25 de janeiro de 2016. Mixirica vai divulgar também seu próximo projeto, disputar a Race Across America, em junho próximo, prova que atravessa os Estados Unidos, com 4.800 quilômetros.

A previsão de inicio das obras é em março, com três meses de duração. As empresas assinaram um termo de cooperação com a Prefeitura com validade de três anos. A revitalização da praça tem patrocínio da Sense Bike, Eureka Coworking e apoio da Shimano. Conta ainda com a consultoria do Portal Vá de Bike, Vanessa Tordino, Ivson Miranda, Cicloponto, Cheguei de Bike, Vereador Police Neto, Instituto, Ciclo BR, Horta do Ciclista e IMS.

Revitalização da Praça do Ciclista - Exposição do Projeto
Programação
8h – Início da pedalada do Mixirica
11h – Celebração do início do Projeto
11h às 13h – Esclarecimento de dúvidas sobre o projeto

Site para consulta: http://pracadociclista.com.br/

Sobre Eureka
O Eureka Coworking nasceu em 2014 com o propósito de oferecer espaços de trabalho compartilhado, de inovação e empreendedorismo na cidade. Com mais de 3.000m2, atualmente com duas unidades, incentiva a mobilidade ativa por meio de benefícios aos clientes que chegam de bicicleta. Em 2018 recebeu o prêmio “SP DE BIKE AO TRABALHO” na categoria pequenas empresas ao lado do Banco Itaú, reconhecimento pelo incentivo ao modal no dia a dia.  O coworking oferece desde espaços compartilhados para uma pessoa até andares inteiros para 150 funcionários.

Guto Requena
Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Guto Requena graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 pela USP. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS USP - Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 obteve o seu mestrado na mesma Universidade.

Guto recebeu prêmios e tem ministrado palestras em diferentes cidades pelo mundo, como Nova York, Milão, Beirute, Paris, Istambul, Moscou e Dubai. Em 2012 Guto foi selecionado pela Google para projetar seu escritório brasileiro. Em 2013 foi a vez do Walmart o convidar para desenhar sua sede, vencendo o prêmio internacional "Building of the Year" pelo Archdaily na categoria "Arquitetura de Interiores".

Guto foi colunista do jornal A Folha de São Paulo, onde escrevia sobre design, arquitetura e urbanismo, além de colaborar escrevendo para diversas revistas. Em 2011 Guto criou, escreveu e roteirizou o programa de TV “Nos Trinques” para o GNT e desenvolve séries de design para TV, internet e cinema.

Sense Bike: Parte da Lagoa Participações - grupo mineiro que desde 1981 investe no universo de duas rodas - a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2012, foram lançados os três primeiros modelos de bicicletas elétricas, com tecnologia de pedal assistido.

Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).

Nos últimos dois anos, a Sense Bike foi escolhida consecutivamente como a Melhor Marca Nacional de Bicicletas, recebendo da Revista Bike Action o prêmio Guidão de Ouro. A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.
Site: sensebike.com.br

Shimano - Empresa lí­der de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações:

GWA Comunicação Integrada

Luiz Ferreira - luiz@gwa.com.br - (11) 992899024 ou (11) 3793-6580
Paulo Mathias - paulo@gwa.com.br - (11) 96915-4316 ou (11) 3797-6578

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp