Trabalhadores rurais de todo o Brasil participam de congresso em Brasília elegendo nova diretoria da CONTAG

Por: Bento Quinto
20/03/2017 - 19:37:50

Por: Bento Quinto

De 13 a 17 deste mês aconteceu em Brasília (DF), o 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e dos produtores e produtoras da Agricultura Familiar. A informação é de Tico Lisboa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do Município de Eunápolis (BA), acrescentando que esse evento acontece a cada quatro anos e é dentro dele que é eleita cada nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG. Segundo ele, isso acontece dentro de um processo de discussão, avaliação e amadurecimento com um ano de antecedência o que torna o ato de eleger uma unanimidade nacional na escolha dos nomes da chapa.

Segundo Lisboa, que também é secretário de política agrária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-Ba), os 27 estados do Brasil estavam representados no congresso por dirigentes sindicais e delegados das federações do segmento do trabalho rural. O Distrito Federal também se fez representar, mas, a maior delegação foi a da Bahia, afirma o dirigente. “Somados 4.700 sindicatos de todo o País estavam presentes no evento”.

As temáticas que fizeram do congresso um espaço de grandes abordagens e debates foram: a) discussão política; b) discussão sindical e partidária; c) políticas públicas; d) organização sindical; e) política agrária; e, f) organização da produção na Agricultura Familiar. Na quarta-feira, dia 15, os congressistas fizeram grande manifesto percorrendo a Esplanada dos Ministério onde juntaram-se a outras categorias de trabalhadores, num forte protesto contra a política do presidente Michel Temer (PMDB), que quer mudar as legislações trabalhista e da previdência social em grave prejuízo para os trabalhadores em geral.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp