Escola Cultural de Eunápolis inova mais uma vez em promover sessão de cinema com os pais

Por: Fábio Del Porto
09/08/2017 - 19:53:06

Por: Fabio Del Porto

Foram dois dias de muita emoção e diversão que a Escola Cultural de Eunápolis proporcionou para os papais e alunos que tiveram a oportunidade de assistir a uma super sessão de cinema no Cine Hobby.

O projeto intitulado “Papai Vamos ao Cinema?” com toda certeza marcou o coraçãozinho dos alunos e também dos papais que se emocionaram com essa iniciativa da escola. Algo que realmente ficará para sempre na memória. Afinal, são por momentos assim que viver vale a pena. As sessões ocorreram nos dias 7 e 8 de agosto.

Jeferson Almeida pai de duas alunas, a Melissa e a Milena, afirma que “é muito importante para a vida de uma criança momentos assim. Os pais são referência, e estar ao lado delas nestes momentos é indescritível, e esse dia vai ficar guardado na memória delas para sempre. Eu acho isso muito importante. Eu acredito que o pai deve estar acompanhando de perto a vida escolar e social, isso faz parte do aprendizado”.

E sobre assistir ao um filme junto com as filhas Jeferson falou “que é uma maneira diferente de ser presenteado. Realmente algo inovador. Geralmente nós é que damos os presentes, mas agora é o contrário. As crianças é que estão trazendo a gente para um momento de lazer. Ficamos o dia todo trabalhando e agora viemos para esse momento tão especial, um presente de dia dos pais bem memorável mesmo. Fantástico”. Concluiu.

Na nota enviada aos pais diz que a ideia pode até parecer um programa comum, mas a iniciativa partiu do relato de alguns alunos de que “apenas a Mamãe os leva ao cinema e o Papai nunca tem tempo”. É claro que a Mamãe é a rainha do lar, mas o Papai é o “Super-Herói”, o “Campeão”! A proposta do evento soou como uma música aos ouvidos dos alunos da escola Cultural e a resposta positiva sacudiu as dependências da escola num festivo grito de contentamento. Uau!!!

O evento “Papai Vamos ao Cinema? ” Proporciona um momento único de lazer do pai com o filho. Além de comemorar o dia dos pais, o evento dá a oportunidade de troca de ideias entre os participantes, o que é fundamental para estreitar os laços de amizade entre todos, incluindo professores e a sociedade.

Adelino Marques diz que foi uma ótima iniciativa da escola. “Eu dei aula durante quinze anos e é a primeira vez que eu vejo um evento assim dessa forma. Estou feliz de estar com minhas filhas, participando desse momento importante, e fiquei até emotivo, quando minhas filhas me convidaram para vir ao cinema junto com elas”.

Sobre a data dos dias dos pais e essa semana especial proporcionada pela Escola Cultural Adelino Marques diz “que é um momento que os pais têm que parar e pensar, rever as criações dos filhos, a educação como um todo. Como podemos cooperar para que nossas crianças se tornem bons cidadãos e que elas possam participar ativamente da comunidade. Que esses momentos sirvam para construir um mundo melhor”.

A diretora pedagógica da escola Cultural Néia Rodrigues conta que ideia surgiu da necessidade de interagir com os pais. “As crianças na escola falam que interagem mais com a mãe que com o pai , as mães sempre estão mais na escola, a mãe sempre tem mais tempo que o pai, então pensando nisso, e nesses relatos das crianças que a ideia nasceu, o projeto partiu disso daí. Nós pensamos e daí houve o convite em levar a ideia para os professores, e eles gostaram e todos apoiaram”.

Sobre a importância desse momento para a educação do aluno e como esse tipo de interação beneficia o convívio com outros pais Néia Rodrigues afirma que “hoje as famílias com a vida corrida, não estão oferecendo tempo de qualidade para as crianças. Então, a Escola Cultural quer propiciar um encontro gostoso, um momento só do pai e do filho(a). Algumas mães até gostariam de participar, mas eu pedi que esse momento fosse só deles. É Importante isso. Acreditamos que essa parceria, essa conexão de pais e filhos é muito importante, no processo educacional.” Afirmou.

Ao ser questionada sobre como que o projeto “Papai Vamos ao Cinema? ” auxilia na formação cidadã e cultural do aluno Néia Rodrigues explica que no cinema pais e alunos tem a oportunidade de aprenderem a serem bons cidadãos.

Segundo ela, faz parte do aprendizado da criança sair da sala de aula, para viver momentos assim, pois é a vida. Como dizia Paulo Freire: “(…) é o olhar do mundo, a criança necessita disso, para o desenvolvimento completo, íntegro, dentro do modelo que nós consideramos importante na educação”. Conclui.

A reportagem conversou com Robson dos Santos que estava bem emocionado com o evento. Segundo ele, está vivendo algo maravilhoso nessa homenagem aos pais. “Essa interação aqui no cinema é emocionante; estou completando 60 anos agora em agosto e faz uns 40 anos que eu não ia ao cinema, eu estou achando a iniciativa da escola cultural muito boa”. Respondeu

Robson pontua que essa oportunidade de passar momentos tão memorável, é enriquecedora e fortalece o aprendizado tanto dele como do filho.

Caminhada Quem Ama Cuida

A semana em homenagem aos papais continua com a caminhada intitulada “Quem Ama Cuida”, que tem por objetivo fazer com que as crianças façam as famílias se movimentarem e interagirem com a sociedade.

Néia Rodrigues diz que muitas vezes o pai não tem tempo para cuidar da saúde, então a caminhada “Quem Ama Cuida”, além de integrar, também proporciona às crianças estarem com o pai, pensando na questão da saúde física e emocional.

A caminhada que acontece neste próximo sábado 12, véspera de Dia dos Pais, tem por objetivo aproximar os pais e os alunos da escola com a sociedade eunapolitana. “A família hoje está tão abalada, sabemos que ela é a base, não existe educação sem a parceria coma a família, sem esse apoio, nos da Escola Cultural não cumpriremos a nossa função, portanto é tão importante essa união”. Ressaltou Néia Rodrigues.

A caminhada se concentrará no Parque Ecológico Pedro José da Trindade a partir das 8 horas da manhã do próximo sábado.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp