Semana da Árvore 18 a 22 de setembro Preserve a vida, plante uma árvore

Por: J. C. Junior
25/09/2017 - 22:09:50

Em comemoração a semana da árvore, a Associação Gota do Óleo, realizou uma série de atividades entre os dias 18 a 22 de setembro. No dia 18, foi realizada palestra sobre sustentabilidade na Escola Municipal Professor Fernando Alban, na Urbis. No dia 19, A Associação Gota do Óleo recebeu alunos da COOEDUC para aula de química. No dia 20, a Associação Gota do Óleo recebeu alunos da Escola Municipal José de Araújo Santana para aula de sustentabilidade. No dia 21, tramitou na Câmara de Vereadores e foi aprovado em primeira votação, projeto de lei do poder legislativo de autoria do vereador Carlos da Auto Escola que dará título de utilidade pública municipal a Associação Gota do Óleo. O vice-presidente da associação, José Carlos Filho, assistiu à sessão da Câmara Municipal. Seguindo a programação do dia 21, dia nacional da árvore, a Associação Gota do Óleo, instalou estande na praça da bandeira para apresentação do sabão artesanal ecológico Aruba feito do óleo de cozinha usado, troca do sabão pelo óleo de fritura usado, apresentação das bolsas feitas de lona de publicidade e Ecobags (bolsas dobráveis) feitas de retalhos de tecido. Já no período da tarde do dia 21 uma equipe da Associação Gota do Óleo, realizou no CREAS palestra de educação ambiental sobre o descarte correto que tem que ser dado ao óleo de cozinha usado, lonas de publicidade, retalhos de tecido e garrafas pet. E para fechar com chave de ouro a programação da semana da árvore, no dia 22 a Cooeduc instalou um ponto de troca do sabão por óleo de cozinha usado.

Seminário na rede pública de ensino trata da globalização por um outro olhar

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (18) na Escola Municipal Professor Fernando Alban, localizada na Urbis, bairro de Eunápolis, Bahia, o “Projeto por uma outra globalização” com os alunos das turmas dos 8º. ano A, B e C, 9º. ano e as 8ª séries A e B. 

A convite da professora de geografia, Fátima Rocha, organizadora do seminário, a Associação Gota do Óleo realizou palestra de educação ambiental para os alunos, professores e funcionários da escola. Os temas abordados foram: Projeto de reciclagem do Óleo de cozinha usado para fazer o sabão artesanal ecológico Aruba. Coleta de garrafas pet para a fabricação de vassouras e vassourões. Coleta de lonas de publicidade para fabricar as bolsas e a coleta de retalhos de tecido para fazer as Ecobags (bolsas dobráveis).

O seminário está sendo apresentado em três fases, a primeira foi em sala de aula com a professora e os alunos, a segunda foi o seminário com a apresentação das pesquisas feitas pelos alunos cujo tema foi: por uma outra Globalização e a palestra da Associação Gota do Óleo com o tema sustentabilidade. Os cuidados que tem que se ter com o óleo de cozinha usado, garrafas pet, lonas de publicidade e retalhos de tecido, logo após a utilização destes itens qual a destinação correta que tem que ser dada para que não se agrida o meio ambiente. E a terceira e última fase será aula de campo com visita dos alunos e professores na Associação Gota do Óleo como atividade valendo ponto.

 

Foi feita a troca do sabão pelo óleo de cozinha usado e a doação de garrafas pet feito por funcionários da escola e alunos.

A Associação Gota do Óleo agradece a professora Fátima Rocha pelo apoio ao projeto de educação ambiental.

COOEDUC – Aula de química na Associação Gota do Óleo

No período da manhã de terça-feira (19), 48 alunos dos nonos anos da COOEDUC fizeram uma visita à associação Gota de Óleo como parte da aula de química onde os mesmos participaram de uma aula de educação ambiental sobre a coleta do óleo de cozinha usado para fazer o sabão artesanal ecológico Aruba. Os alunos aprenderam sobre o processo de fabricação do sabão, vários conceitos ambientais e a certeza de que tem sim como minimizar os impactos ambientais com ações simples e muita boa vontade.

A professora Regelane está de parabéns juntamente com toda equipe da COOEDUC pela preocupação com o meio ambiente e o de tornar os alunos agentes multiplicadores de ações de sustentabilidade voltadas a reciclagem e o cuidado com o nosso planeta.

Alunos da rede pública de ensino participam de aula de educação ambiental na Associação Gota do Óleo

Na manhã de quarta-feira (20), 41 alunos na faixa etária de 13 a 14 anos de idade dos 7º. A e 8º. B do turno matutino da Escola Municipal José de Araújo Santana acompanhados do professor Leonardo, da matéria de geografia e da coordenadora pedagógica da escola, Ana Paula Santos Silva visitaram a Associação Gota do Óleo e participaram de uma aula de educação ambiental.

Os alunos e professores ajudaram na fabricação do sabão Artesanal Ecológico Aruba, foram informados dos cuidados que precisa ter com o óleo de cozinha usado, da destinação correta que precisa ser dada para este ítem poluente. Foram informados de como economizar na conta da água da embasa, armazenando água da chuva para a limpeza da casa, lavar roupa, carro, varanda, banheiro, dentre outros. Foi apresentado o projeto da coleta de banner, faixa e outdoor de lona de publicidade para a fabricação de bolsas. Da coleta de retalhos de tecido para a fabricação de Ecobags (bolsas dobráveis) e, da coleta de garrafas pet para a fabricação de vassouras, vassourões e artesanatos. Os alunos foram informados que o nosso planeta não suporta o consumo de forma desordenada, que as pessoas precisam ter a responsabilidade com aquilo que vai ser descartado no lixo. Que a sociedade precisa utilizar sempre os três R. Reduzir o consumo, Reutilizar aquilo que seria descartado e quando não for possível da a destinação correta daquilo que seria lixo para a reciclagem. A Associação gota do óleo tem este compromisso, tem a responsabilidade pelo meio ambiente.

A coordenadora pedagógica Ana Paula disse que José Carlos Filho da Associação Gota do Óleo explanou muito bem como a sociedade pode ajudar no cuidado com o meio ambiente através da reciclagem do óleo de cozinha e mostrando na prática como é feito o sabão. Os alunos ficaram muito felizes por participarem desta aula, eles aprenderam muito não só sobre o meio ambiente, mas uma super aula de Química.

Segue para última votação projeto de lei que dará Título de Utilidade Pública a Associação Gota do Óleo

Projeto de Lei do Poder Legislativo Nº. 007/2017 de autoria do vereador Carlos da Auto Escola que dá título de utilidade pública municipal a Associação Gota do Óleo passa pela primeira votação na Câmara de Vereadores de Eunápolis. Na próxima quinta-feira (28) será realizada a segunda e última votação na Câmara Municipal e o projeto seguirá para o gabinete do prefeito para ser sancionado.

Este é o reconhecimento do trabalho que a Associação Gota do Óleo está fazendo em prol da proteção ao meio ambiente, reciclagem, atividades de educação ambiental, geração de emprego e renda e apoio às instituições cadastradas com a destinação de parte do sabão produzido tais como: SOS Vida Anjos da Guarda da Irmã Terezinha, APAE, Instituição masculina e feminina de tratamento de dependentes químicos que ficam localizada no bairro Santa Isabel no fundo da Rodoviária, dentre outras instituições, bem com palestras de erradicação do trabalho infantil.

O vereador Carlos da Auto Escola bem como os demais vereadores estão de parabéns pelo apoio a Associação Gota do Óleo.

21.09 – Praça da Bandeira Dia Nacional da Árvore

A Associação Gota do Óleo esteve presente na programação da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura na praça da Bandeira, localizada no final da avenida Porto Seguro no centro da cidade com um estande fazendo a apresentação do Sabão Artesanal Ecológico Aruba, bolsas feitas de banner, faixas e outdoor de lona de publicidade e Ecobags (bolsas dobráveis) feitas de retalhos de tecidos. Também foi feita a troca do sabão pelo óleo de cozinha usado.

CREAS recebe palestra de educação ambiental

Palestra realizada pela Associação Gota do Óleo na tarde desta quinta-feira (21) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS sobre sustentabilidade em comemoração ao dia da árvore. Aula de educação ambiental abordando temas importantes como a destinação correta ao óleo de cozinha usado. Reciclagem de banner, faixas e outdoores de lonas de publicidade para a fabricação de bolsas. Reciclagem de retalhos de tecidos para fabricação de ecobags (bolsas dobráveis). Reciclagem de garrafas pet para fabricação de vassouras e vassourões de garrafas pet.

A Associação Gota do Óleo agradece a assistente social, Rafaela Mattos Silva Reis, do CREAS Eunápolis pelo convite.

COOEDUC instala Ecoponto para troca do óleo de cozinha usado por sabão

Às 07:00hs da manhã de sexta-feira (22), em comemoração à Semana da Árvore, foi instalado na Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis – COOEDUC um Ecoponto para os alunos, funcionários, professores e demais pessoas fazerem a troca do óleo de cozinha usado pelo sabão artesanal ecológico Aruba.

Jilcleude Silva Santos, mais conhecida como Cleyde, presidente da Associação Gota do Óleo, informa que a cada dois litros de óleo de cozinha usado, armazenados em garrafas pet, será feita a troca por uma barra de sabão de 200 gramas.

Cada litro de óleo de cozinha usado lançado no meio ambiente polui até um milhão de litros de água.

A Associação Gota do Óleo agradece ao apoio da COOEDUC  e de Geraldo Márcio de Azevedo, gerente comercial da empresa de transporte terrestre Expresso Brasileiro pela doação de mais um tonel,  que será utilizado para armazenar o óleo de cozinha usado, arrecadado pela troca do sabão artesanal ecológico aruba.

"A COOEDUC sente-se honrada em poder contribuir com a conscientização para o cuidado com o meio ambiente e com a mudança de hábitos na formação dos seus discentes. Certamente, eles serão mais cuidadosos com o meio ambiente do que as gerações anteriores. - Antonio Dias; Coordenador Pedagógico."

As pessoas de escolas e empresas interessadas em instalar pontos de troca do óleo de cozinha usado, poderão manter contato com a Associação Gota do Óleo através dos telefones: (73) 3281-2705 / 9 8136-9393 Claro – WhatsApp e 9 8805-0484 Oi. E, também para a troca do óleo de cozinha pelo sabão.

ASCOM / JC Junior
(73) 9 8136-9393 Claro – WhatsApp / 9 8805-0484
jc.irg@hotmail.com

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp