Turma de ADM do CETEEP participam de aula de meio ambiente e sustentabilidade

Por: JC Carlos
11/11/2017 - 21:16:55

No período da tarde de quinta-feira (9), em torno de 25 alunos, faixa etária entre 17 e 20 anos, do curso de administração, do Centro Territorial de Educação Profissional da Costa Do Descobrimento - CETEEP participaram na Associação Gota do Óleo, de uma aula de educação ambiental, sobre a destinação correta que tem que ser dada ao óleo de cozinha usado, garrafas pet, banner, faixas e outdoor de lona de publicidade, retalhos de tecidos, dentre outros.

É ai que entram os três R's do consumo consciente. Talvez alguns já tenham ouvido falar deles mas vamos aqui relembrar para os esquecidos e fazer conhecer aos que ainda não conhecem. Os três R's são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Os alunos e professoras conheceram os projetos da Associação Gota do Óleo, a coleta do óleo de cozinha usado do comércio que trabalha com fritura e das residências para fazer o sabão artesanal ecológico Aruba com objetivo de proteger o meio ambiente e gerar emprego e renda. A fabricação de bolsas feitas de banner, faixas e outdoors de lona de publicidade. A coleta de retalhos de tecidos para fazer Ecobags (bolsas dobráveis). E, o mais recente trabalho, a coleta de garrafas pet para a fabricação de vassouras, vassourões e artesanatos.

Na aula de Meio Ambiente e Sustentabilidade tivemos a presença do conceituado advogado Dr. Vasconcelos com a esposa Maira Gomes e convidados.

A professora Patrícia Helena Silva informou que na sexta-feira no CETEEP foi realizado uma feira, os alunos do curso de administração e contabilidade fizeram exposição de trabalhos com o tema empreendedorismo. A exposição foi realizada no pátio da escola.

Cada litro de óleo de cozinha usado lançado no meio ambiente polui mais de um milhão de litros de água. Banner, faixas e outdoors de lona levam mais de 300 anos para se decompor. Retalhos de tecidos levam de 100 a 400 anos para se decompor. Garrafas pet leva mais de 100 anos para se decompor.

 

A ASSOCIAÇÃO GOTA DO ÓLEO – AGO é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, de caráter beneficente, organizacional, assistencial, promocional, social, filantrópico, educacional, cultural, recreativo e ambiental, sem cunho político ou partidário, com finalidade de atender a todos e todas que a ela se dirigirem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa, que desde a sua criação (22/05/2016) vem contribuindo com a proteção do meio ambiente, combate ao trabalho infantil irregular, geração de emprego e renda, implantando programas de educação ambiental e apoio às instituições que desenvolvem trabalho social na cidade.

Na proteção ao meio ambiente a Associação Gota do Óleo implantou na cidade de Eunápolis o programa de coleta do óleo de cozinha usado nas residências e comércio que trabalham com fritura para fazer o Sabão Artesanal Ecológico Aruba.

No Combate ao Trabalho Infantil Irregular a Associação Gota do Óleo realiza palestras com a distribuição de panfletos sobre o tema acima relacionado nas escolas públicas e particulares, postos de saúde, bem como em feiras, reuniões e eventos com objetivo de conscientizar a sociedade sobre os problemas causados em crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil de forma irregular, bem como quais medidas podem ser adotadas e para quais órgãos ligar para efetuar as denúncias.

No programa de geração de emprego e renda a Associação Gota do Óleo tem em torno de 70 pessoas cadastradas que recebem todo material produzido na associação por um valor mais barato e vendem ganhando uma comissão para melhorar a renda familiar.

No Programa de Educação Ambiental a Associação Gota do Óleo realiza palestras nas escolas públicas e particulares, postos de saúde, bem como em feiras, reuniões e eventos sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente, a forma adequada de descartar o lixo e a destinação correta que tem de ser dada ao material reciclável. Nestes eventos a Associação Gota do Óleo faz a coleta do óleo de cozinha usado, para fazer o Sabão Artesanal Ecológico Aruba, faz a coleta de banner, faixa e outdoor de lona para fazer as bolsas. Recolhe retalhos de tecidos para fazer as Ecobags (bolsas dobráveis). Recolhe garrafas pet para fazer vassouras, vassourões e artesanatos. De 22 de maio de 2016 até 09 de novembro de 2017 a Associação Gota do Óleo já reciclou 16.155 litros de óleo de cozinha usado. Cada litro de óleo de cozinha usado lançado no meio ambiente polui mais de um milhão de litros de água. Parte do sabão que é produzido é disponibilizado gratuitamente para instituições cadastradas tais como: SOS Vida Anjos da Guarda da irmã Terezinha, APAE, Instituição de dependentes químicos masculino e feminino.

Maiores informações e doação de material reciclável: (73) 9 8136-9393.

ASCOM
JC Junior
(73) 9 8136-9393
jc.irg@hotmail.com
agosustentabilidade@gmail.com

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp