Casa do Samba de Santo Amaro recebe seminário sobre Patrimônio Cultural e oficinas de música

Por:
04/12/2017 - 13:12:54

Nesta segunda (4), a agenda cultural de Santo Amaro apresenta seminário sobre Patrimônio Cultural, oficinas de música e show do Recôncavo Experimental

O projeto cultural “Chulas na Feira” promove nesta segunda (4), às 17h, na Casa do Samba, o Seminário “Olhares do Patrimônio: valorização e preservação do patrimônio cultural imaterial através da oralidade”. Estarão presentes, Roberto Mendes, que falará sobre a Chula do Recôncavo - Um panorama da identidade cultural por meio da história do nascimento do samba em Santo Amaro; d. Dora, com o tema Chula: a representação do cotidiano do povo do Recôncavo Baiano; o professor Xavier Vatin, com o tema O registro da memória por meio da oralidade; o diretor do Ipac, João Carlos Oliveira, que irá debater a Chula: Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia - A proteção e valorização que o registro é capaz de oferecer, João Carlos Oliveira.

Mais cedo, às 10h, e dia 5 (manhã e tarde), também na Casa do Samba, será realizado um bate papo com oficina de música gratuita, para adolescentes de 14 a 18 anos. As aulas serão ministradas por Roberto Mendes e os músicos que o acompanham (João Mendes, Leonardo Mendes, Gustavo Caribé e Tedy Santana). Com explanações didáticas e atividades práticas, a proposta é compartilhar o conhecimento através da oralidade, além de despertar nos jovens o interesse pela valorização da sua cultura - as Chulas! Durante o encontro, os jovens irão conhecer a história da encruzilhada étnica na Bahia, o Batuque, Ancestralidade, Língua (redondilhas lusitanas), que são referências para o trabalho desenvolvido pelo grupo, quando irão compartilhar suas experiências a partir de uma demonstração da linha evolutiva dessa manifestação cultural, a partir dos seus instrumentos, sem ferir a oralidade, preservando o sotaque. A inscrição é gratuita.

Encerra as atividades do dia 4 de dezembro, às 19h30, a apresentação do “Recôncavo Experimental”, na Praça da Purificação. A chula, ritmo tradicional do Recôncavo Baiano é a base do trabalho do músico Gustavo Caribé, que a partir do seu debruçar sobre esse ritmo, iniciou um projeto que já dura 04 anos, o qual intitulou de Recôncavo Experimental. O trabalho é fruto das pesquisas, iniciado desde os doze anos de idade, quando já acompanhava seu tio e "mestre", como o músico intitula, Roberto Mendes. Para Mendes, "o trabalho do Recôncavo Experimental é a busca da modernidade sem ferir a oralidade. Com isso quero dizer que toda leitura empírica feita em cima do comportamento, ou seja, a linha evolutiva desse trabalho não fere e sim preserva o sotaque. Uma tradução moderna da Chula do Recôncavo”. Acompanham Gustavo nesse projeto os músicos: João Mendes (voz e guitarra), Tiago Nunes (bateria e percussão), Jaime Nascimento e Binho Aranha (percussão), Kiko Souza (sopros). A participação especial é de Leo Mendes.

“Chulas na Feira” é fruto de um termo de cooperação técnica assinado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), vinculado a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e a Ong Roda Baiana. Tem apoios da Tv Bahia e Prefeitura de Santo Amaro.

www.chulasnafeira.com.br
Cleide Nunes (assessoria de imprensa) 
71 99974 5858/ 98777 5409
cleidenunes2013@gmail.com

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp