Uneb e Prefeitura de Porto Seguro realizam o IV Colóquio Regional de História Colonial

Por: Ascom / Evento
09/04/2018 - 21:49:16

Evento acontece no Centro Histórico de Porto Seguro nos dias 18,19 e 20 de abril

Por Ascom – Fotos

Territórios, populações e conflitos na Bahia Colonial. Este é o tema do IV Colóquio Regional de História Colonial que acontece nos dias 18,19 e 20 de abril no Centro Histórico de Porto Seguro.

O evento é organizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia em Eunápolis, em parceria com a secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro.

Para o coordenador do evento, professor Francisco Cancela, o IV Colóquio já é um dos mais importantes espaços de discussão sobre a história colonial na Bahia. “Realizá-lo em Porto Seguro permite a apropriação e a ressignificação do capital simbólico que a cidade tem para a memória histórica do país". Salientou.

FESTIVAL DE CULTURA

Este evento faz parte da programação do Festival Cultural do Descobrimento e tem natureza acadêmica cujo objetivo é proporcionar a articulação e promoção das diversas investigações de pesquisadores baianos sobre a história do período colonial, troca de experiências, saberes e perspectivas com investigadores de outras regiões do país.

O IV Colóquio Regional de História Colonial é aberto a todos os estudiosos, curiosos e amantes da história colonial, sendo um importante momento de formação para graduandos, professores da educação básica e guias de turismo.

PALESTRANTES

O IV Colóquio tem como tema “Territórios, populações e conflitos” e sua programação reúne conferências, mesas redondas, oficinas e simpósios temáticos com a presença de diversos pesquisadores renomados, oriundos de instituições de ensino superior da Bahia e de outros estados, como Pedro Puntoni (USP), Cristina Pompa (UNESP), Ângelo Carrara (UFJF) e Moacir Maia (UFRJ).

Valorizando o patrimônio cultural da cidade, algumas atividades acontecerão no interior de equipamentos de destacada relevância histórica, como antiga capela do Colégio dos Jesuítas (século XVII) e a antiga cela da Casa de Câmara e Cadeia (século XVIII).

A sessão de abertura do colóquio terá início às 9 horas do dia 18 de abril, no auditório do Porto Seguro Eco Bahia Hotel, onde também serão realizadas as conferências e as palestras das mesas redondas.

INSCRIÇÕES

As inscrições para ouvintes são gratuitas e devem ser feitas através do site: https://ivcoloquiohistoria.wixsite.com/ivcoloquiocolonial até o dia 15 de abril.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Enquete

Em quem você vai votar para Presidente?


Copyright © 2003 / 2018 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
Fones: (73) 9 9111-2313 / (73) 9 8158 2860