Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é intensificado

Por: Ascom / PMPS
22/05/2018 - 03:15:04

Para garantir direitos e proteção, a Prefeitura de Porto Seguro e a Secretaria Municipal da Assistência Social, com os esforços do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), realizam um trabalho contínuo de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o território municipal, acolhendo as vítimas e seus familiares com suporte psicossocial.

A equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicóloga e advogado intensificam as ações neste mês, quando se destaca o 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Entre as atividades realizadas pela campanha na comunidade neste período, "com o intuito de conscientizar e coibir as diversas formas de abuso e exploração, estão sendo ministradas palestras em escolas públicas e privadas, além de bate-papo com alunos e professores sobre o assunto", detalha a coordenadora do Creas, Márcia Junqueira.

Conscientização

São feitas orientações destinadas às faixas etárias específicas, tais como para os alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, bem como, são realizadas instruções aos professores a como detectar sinais de violência sexual, assim como acolher e saber escutar crianças e adolescentes que vierem com esta demanda.

Algumas escolas já foram contempladas, como a Batista, Oscar Oliveira e a Municipal do Arraial d' Ajuda e outras escolas também estão agendas, assim como a rede de enfermeiros do município, os dois Conselhos Tutelares e os oito Cras. Até o fim do mês, o Creas vai realizar panfletagem divulgando seus serviços, canais de denúncias e abordagens a motoristas nas imediações do trecho próximo à balsa, Trevo do Cabral e Praça Caixa D'água no Complexo Frei Calixto.

A secretária da pasta da Assistência Social, Lívia Bittencourt, alerta para o número de vinte denúncias realizadas em Porto Seguro só até o mês de abril, índice considerado grande para um município como Porto Seguro, pois além das ocorrências registradas, sabe-se que há muitos casos não notificados. "Por isso, queremos convocar a comunidade para estar atenta e ser uma sentinela na proteção de nossas crianças e adolescentes", diz, informando os canais de denúncias como o Disque 100, Creas, Conselho Tutelar, Delegacias e Ministério Público.

Razões Para Viver

Este é outro importante trabalho desenvolvido pelo Creas voltado ao apoio às vítimas deste crime. Trata-se de um grupo que realiza encontros duas vezes ao mês, na sede do setor, reunindo adolescentes para ouvi-las, num trabalho de terapia comunitária.

A convite da organização do 2º Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o projeto foi apresentando esta semana, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, a fim de ser um modelo para outros municípios.

Secretaria Municipal da Assistência Social
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp