Protestos de caminhoneiros afeta circulação de ônibus em SP e Rio

Por: O Estadão
23/05/2018 - 22:42:02

Em São Paulo, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) enviou ofício à Prefeitura da capital informando que oito das 16 empresas do sistema estrutural da cidade (não inclui os lotações) não terão como operar integralmente já nesta quinta-feira, 24, por falta de óleo diesel. O desabastecimento é resultado da grave de caminhoneiros, que bloqueia rodovias do País em protesto contra a alta do combustível.

+ Perguntas e respostas sobre a manifestação dos caminhoneiros

As oito empresas em dificuldade operam nas zonas leste, sul e oeste da capital paulista. Apenas os ônibus da zona norte devem operar normalmente nesta quinta. Entretanto, ainda segundo o sindicato, se a crise de abastecimento permanecer, a operação será afetada em toda a cidade já nesta sexta, 25.

+ SIGA: Protestos de caminhoneiros alcançam 3º dia

O sistema todo em São Paulo consome cerca de 1,3 milhão de litros de óleo por dia. No ofício endereçado ao prefeito Bruno Covas (PSDB), as empresa solicitam "dignas providências que se fizerem necessárias" para não deixar a pé, na sexta-feira, a maior parte dos 4 milhões de usuários diários do sistema.

A São Paulo Transporte (SPTrans), empresa da Prefeitura que administra os ônibus, informou que desde o início da manhã desta quarta "está reunida om as autoridades do setor de segurança para garantir a continuidade do abastecimento de combustíveis das empresas de ônibus da cidade".

Segundo nota da empresa, "a Diretoria de Operações intermediou ações junto ao comando da Polícia Militar para garantir a liberação dos caminhões de abastecimento a partir das refinarias até as garagens das empresas na cidade de São Paulo".

Rio

Na capital fluminense, a previsão é de paralisação total do transporte público na sexta-feira, 25. Nesta quarta-feira, 23, terceiro dia da grave dos caminhoneiros, 40% da frota (de 23 mil veículos) não circulou na região metropolitana do Rio. A previsão para quinta-feira é de que 70% dos ônibus não circulem se os estoques não forem repostos.

"A situação é gravíssima", afirmou o gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio (Fetranspor), Guilherme Wilson. "Estamos monitorando a situação desde segunda-feira e o problema se intensificou de ontem pra hoje; já sabíamos que haveria indisponibilidade de combustível para operar a frota toda hoje."

As empresas de ônibus abastecem os veículos nas garagens, onde mantêm um estoque de combustível suficiente para, no máximo, três dias de abastecimento total. Nesta quarta-feira, terceiro dia da greve, já começou a faltar diesel. Para tentar driblar o problema, alguns ônibus foram para os postos de gasolina para abastecer. "Mesmo assim, apesar do esforço para manter a operação, só conseguimos botar na rua 60% da frota", explicou Wilson.

Na quinta-feira, 24, se nada for feito para a reposição dos estoques, os postos de gasolina tampouco terão combustível para abastecer os ônibus - como ocorreu hoje - e a previsão é que o número de ônibus em circulação caia drasticamente. "A previsão para sexta-feira é de paralisação total da frota", disse Wilson, lembrando que os ônibus respondem por 85% do transporte público na região metropolitana do Rio.

Para abastecer toda a frota são necessários 2 milhões de litros de combustível por dia, o equivalente a cerca de 70 carretas de diesel cheias.

"A gente entende que a greve reivindica uma política mais justa de preço de combustível, um problema que também nos atinge e atinge o usuário do transporte público", frisou Wilson. "Tivemos um aumento do preço do combustível do ano passado para cá de 40%: isso é fora de qualquer parâmetro relacionado à variação de custo de qualquer setor."

 

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp