STTR de Eunápolis: balanço rico de conquistas em 30 anos de lutas

Por: Bento Quinto
12/06/2018 - 20:43:13

Por: Bento Quinto

Em entrevista ao repórter Bento Quinto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do Município de Eunápolis, Tico Lisboa, afirma que essa entidade tem uma história de êxitos a favor da categoria nesses 30 anos de luta.

 

Fundado em 05 de junho de 1988, dia Mundial do Meio Ambiente, esse Sindicato no segmento da reforma agrária marca pontos ao exibir gordos números de assentamentos que direcionam parte de toda a política social dos governos para esse setor vital  responsável pela oferta de 70% dos alimentos consumidos  pela população.

Vamos aos assentamentos:

- Projeto Produzir, criado entre 1995-99 sob o nome de Associação Agro-industrial Produzir com 65 famílias;
- Terra Bahia;
- Projeto Maravilha com 200 famílias;
- Roça do Povo; e,
- Santa Maria com 62 famílias.

O líder sindical lembra que o assentamento mais antigo de Eunápolis e da microrregião é a Colônia Agrícola de Porto Seguro, mais conhecida como Colônia abrangendo áreas como Ponto Maneca, Ponto Bahia, Córrego do Itu e Cascalheira.

Tico Lisboa, que também é secretário de política agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), lembra declara que "temos também áreas de agricultores familiar tradicionais que o nosso STTR acompanha como os núcleos do Pau Ferro, da Cana Brava, dos córregos da Platina e do Itu, Jacarandazinho, Embaré e região da Lixa.

O presidente do Sindicato diz, ainda, que em Mundo Novo e Gabiarra estão muitos agricultores familiar como, também, na localidade km-12 ou Vila Laura (BR-367).

O líder conclui dizendo que "ainda temos as áreas consideradas pré-assentamentos como o acampamento Paulo Colombiano na Fazenda Paraíso que era da Veracel; Fazenda Amazonas na estrada do Cavaco Seco; a Baixa Verde; o Aristeu Carvalho Lisboa na Fazenda Maravilha C; o Maravilha-2 na Fazenda Ouro Verde, entre os municípios de

Eunápolis e Cabrária; pré-assentamento Uberlândia na fazenda de mesmo nome; e, Baixa Verde na Fazenda São Caetano".

O STTR é muito dinâmico na política salarial e nas sociais. Em outra matéria focalizaremos esse assunto com muitas informações.

Parabéns aos dirigentes e à categoria por contar com tão prestigiosa entidade, fundada pelo então ambientalista sr Aristeu Carvalho Lisboa, pai do atual presidente.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp