Ex-morador de Eunápolis, agora em Roma tem cargo em agência humanitária da ONU

Por: Teoney Guerra
16/08/2018 - 16:52:12

Por: Teoney Guerra

Quatorze anos após sair de Eunápolis buscando uma carreira diplomática, o ex-comerciário Rodrigo Mota retorna à cidade de férias para visitar parentes e amigos com uma carreira bem encaminhada em uma agência humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente, Rodrigo trabalha no Gabinete do diretor Executivo para Recursos Financeiros do World Food Programme, a agência que desenvolve o programa mundial de alimentos das Nações Unidas, sediada em Roma, onde ocupa o cargo de consultor em Recursos Financeiros e Inter-Agências.

Desde que saiu de Eunápolis, em 2004, levando na bagagem a experiência de alguns anos trabalhados no Comércio local e o diploma do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Rodrigo acalentava o sonho de ser diplomata. O que o fez cursar Negociações Internacionais na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, destino inicial de quando daqui saiu. No início de 2011, ao final do curso, foi contemplado com uma bolsa de estudos do governo francês para fazer um intercâmbio na França, onde ficou por dez meses, residindo na cidade de La Rochelle. Voltou para Ilhéus no final do ano e concluiu a faculdade.

Os passos seguintes seriam dados em Brasília, para onde Rodrigo se mudou no ano seguinte, 2012. Na capital federal fez um concurso do Ministério das Relações Exteriores, no qual foi aprovado, e se tornou bolsista no Instituto Rio Branco, onde cursou o mestrado em Relações Internacionais, que durou dois anos. 

Aprovado no curso, com “mérito e louvor”, passou a trabalhar na área de Cooperação Internacional do Ministério da Educação. Depois, deixou o ministério para trabalhar na Embaixada de Israel, como assessor político do embaixador. Nesse período, conheceu melhor a diplomacia e desistiu do antigo sonho. Achou melhor atuar nessa área de relações internacionais, porém, fora da carreira diplomática.

No final de 2015, deixou o nosso país e mudou-se para Londres (Inglaterra), como bolsista do governo britânico. Estudou na The London School of Economics and Political Science, a escola nº 1 de economia da Europa, onde fez o mestrado, que concluiu em 2016.

Ainda nesse ano, em Londres, foi aprovado em processo seletivo das Nações Unidas. Daí foi para Genebra (Suíça), onde ficou um ano, e em agosto de 2017 mudou-se para Roma, sede da organização, onde assumiu o cargo que ocupa atualmente.

 O World Food Programme é uma das mais importantes agências humanitárias do mundo, que atua em 80 países. No ano passado, distribuiu comida para 91,4 milhões de pessoas.

“Acredito que, assim como tantos outros, eu sou mais uma prova de que é possível chegar mais longe mesmo quando parece impossível dar a largada do lugar simples onde a gente sai”, conclui Rodrigo, após um momento de reflexão, certamente ao olhar no retrovisor do tempo – transcorrido -, e constatar que, o que era uma espécie de sonho imaginado na adolescência está se tornando realidade, após a longa caminhada iniciada atrás do balcão de uma loja, aqui em Eunápolis, que lhe abre perspectivas de muitas e maiores conquistas pela frente.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp