Prefeitura promove Dia das Aldeias Indígenas em Porto Seguro

Por: Ascom / PMPS
13/09/2018 - 21:37:13

Atendendo a um desejo das comunidades indígenas de Porto Seguro, a prefeita Cláudia Oliveira reservou um dia inteiro da sua agenda, em seu gabinete, dia 11/09, das 9 às 21 horas, para atendimento individualizado aos caciques e lideranças de cada aldeia do município. 17, das 20 aldeias (três justificaram a ausência), participaram do encontro, que contou ainda com a presença dos secretários de Governo e Cerimonial, pastor Erivaldo Santos; Saúde, Kerrys Ruas; Educação, Janis Souza, além da superintendente de Assuntos Indígenas, Luzia Pataxó.

De acordo com a superintendente, as maiores demandas foram sobre questões relacionadas à educação e saúde. "O município tem uma parceria muito boa com as aldeias, suprindo as necessidades onde a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena da Bahia) não consegue atender, fornecendo medicamentos, equipamentos e insumos necessários para a atenção básica da saúde", observa Luzia. As comunidades solicitaram ainda reformas e ampliações de escolas, que segundo a secretária Janis, muitas delas já têm seus projetos prontos e outras estão com processo de licitação em andamento.

As lideranças Pataxó pediram ainda à prefeita o apoio para a manutenção de estradas, o que já está sendo feito com a ajuda de uma patrol, e de poços artesianos. "Os atendimentos foram exclusivamente administrativos e muito produtivos para as comunidades. A maioria saiu sorrindo e satisfeita, com a sensação de ter sido bem atendida e acolhida pela prefeita", resume a superintendente. Na opinião do secretário de Governo, o encontro foi realmente bastante proveitoso.

 

"As aldeias são distantes e a prefeita já tinha demonstrado esse desejo de estar mais próxima das comunidades, tratando pessoalmente com cada uma. Foi uma oportunidade muito especial, onde os indígenas apresentaram suas necessidades e foram atendidos em tudo aquilo o que era possível", enfatizou. Pastor Erivaldo acrescenta que as respostas por parte da administração municipal, incluindo também ações da Secretaria de Obras, foram imediatas. "70% das demandas foram encaminhadas na mesma hora para solução. As outras estão sendo tratadas pelas respectivas secretarias".

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp