Capacitação profissional abre oportunidades de emprego e renda

Por: Ascom / VERACEL
03/01/2019 - 17:16:40

Parceria entre Veracel e Senac formou 137 alunos em Eunápolis, Belmonte, Itapebi e Porto Seguro

A geração de qualificação profissional a jovens é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento de cidades. As formas de aprendizado podem ser diversas, como ações sociais, oficinas, incentivo à leitura e aulas de capacitação que contribuem para uma ascensão cidadã, intelectual e profissional de jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho. Buscando apoiar pessoas, com especial atenção às portadoras de deficiência, a Veracel Celulose firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) para oferta de cursos de capacitação próximos à residência dos alunos.

Até o momento, a parceria Veracel e Senac formou 137 alunos em Eunápolis, Vera Cruz em Porto Seguro, sede de Belmonte e Barrolândia e na sede de Itapebi. A empresa patrocina todos os custos do curso: matrículas, materiais didáticos, lanches, uniformes e transporte. Parcerias locais disponibilizam local para as aulas. Todas as pessoas foram inscritas e selecionadas pelos Centros Referência de Apoio Social (CRAS) de cada município. É garantida a gratuidade aos participantes. Apesar do incentivo para a participação, apenas oito pessoas com algum tipo de deficiência concluíram a formação. 

Curso de Assistente Administrativo

O projeto piloto dessa ação nasceu em 2017, em Eunápolis. Mas, foi em 2018 que ganhou força, atraindo parceiros e alunos. Com o objetivo de formar jovens cidadãos que atendam às exigências do mercado, o principal caráter das aulas teóricas e práticas é aprender a aprender como suas habilidades naturais e as compartilhadas com o colega podem ser alinhadas às rotinas de uma empresa, valorizando as vivências dos alunos sob diversos aspectos.

O distrito de Vera Cruz, no município de Porto Seguro, recebeu a edição do curso que fechou o ciclo de 2018. O encerramento aconteceu em 20 de dezembro, na Escola Estadual Eraldo Tinoco. Por meio da Secretaria de Assistência Social e o CRAS do município, foram matriculados 30 jovens e houve apenas uma desistência.

Segundo o aluno da turma Jileone Jesus de Santana, o curso foi uma chance de repensar os caminhos e as estratégias para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.  “Essa oportunidade agregou muito ao meu currículo. É um diferencial que conta nas entrevistas de emprego”, destacou Jileone. O jovem ainda frisou a importância dessa parceria em comunidades que têm pouco acesso a cursos de capacitação. “Esse tipo de colaboração ajuda na formação dos jovens e até para afastá-los do mundo do crime, porque encontram novas oportunidades. Gostaria muito de ver outros jovens atendidos por essa parceria no futuro”, reforçou o Jileone. Foram 160 horas de capacitação, incluindo a execução de um projeto integrador comandado pelos alunos, rotinas administrativa, redação empresarial e informática.

A supervisora pedagógica do Senac, Lucicléia da Silva Santos, disse que o aproveitamento do conteúdo em todas as turmas foi acima do esperado, destacando o comprometimento na realização de tarefas, assiduidade e a baixa evasão. Um exemplo é a turma do distrito de Barrolândia, no município de Belmonte. A formação dessa turma aconteceu em 2017. Ela foi composta por 29 alunos e todos concluíram o curso. “Essa ação é uma oportunidade única de levar capacitação profissional e reconhecida nacionalmente para esses jovens. É a força que eles precisam para encarar o movimento do mercado de trabalho”, considerou Lucicléia.

Foram quatro cursos de formação de assistentes administrativos, atendendo um total 110 pessoas em Eunápolis, Barrolândia, sede de Belmonte e Vera Cruz. A média de evasão foi abaixo de 10% por turma.

Aperfeiçoamento da profissão: Curso de Corte e Costura

Além de contribuir para aumentar a empregabilidade, essa parceria entre Veracel e Senac também visa gerar renda, aperfeiçoando profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Foi o caso em Itapebi. A ação contemplou costureiras da Associação das Margaridas de Itapebi – mulheres artesãs da cidade - com o curso de Corte e Costura e de Modelagem e Confecção de peças íntimas e moda praia. Vinte mulheres da associação tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades no curso que teve duração de 172 horas. Ainda como forma de apoiar a associação e o trabalho desenvolvido por essas mulheres, a Veracel doou 15 máquinas de costura no encerramento do curso.

Banco de Oportunidades

Além de certificação reconhecida em todo o país, os alunos que participaram dos cursos são inseridos no Banco de Oportunidades do Senac. O Banco coloca os jovens que participaram do curso em contato com empresas para seleção em oportunidade de emprego.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2019 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
Fones: (73) 9 9111-2313 / (73) 9 8158 2860