Alunos da Cooeduc, pela disciplina de ciências, realizam aula prática sobre sustentabilidade

Por: Ascom/Gota
16/05/2017 - 21:37:27

Por: JC Junior

As atividades foram realizadas na presença da professora da turma, do coordenador e da orientadora pedagógica, durante as aulas de ciências, nos três 7ºs anos da Cooperativa de Trabalho dos profissionais em Educação de Eunápolis – COOEDUC, que continha no período da manhã, 52 alunos, das turmas A e B e, no período da tarde, 23 alunos, da turma C, na faixa etária de 11 e 12 anos de idade. No primeiro contato com as turmas na Associação Gota do Óleo foi explicado aos alunos o processo de saponificação que é o nome de uma reação orgânica que transforma Lipídio (óleo e gordura) com a adição de Soda Cáustica em Sabão Biodegradável, segundo Edson de Barros Camargo, Professor de Química.

Foi lecionada uma aula diferente sobre meio ambiente, sustentabilidade. José Carlos Filho, vice-presidente da Associação Gota do Óleo, pedagogo e coordenador do projeto de educação ambiental da entidade. Ele falou que Eunápolis, tem população de 114.275 habitantes, segundo dados do IBGE. Considerando o consumo de óleo per capita por ano de 19 litros, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (ABIOVE), o consumo de óleo na cidade é de 2.171.225 litros por ano e, 180.935 por mês. Já o descarte do óleo é de 7 litros por pessoa/ano que dá um total de 799.925 por ano e, 66.660 por mês. A Associação Gota do Óleo, entidade sem fins lucrativos, fundada e registrada em 22 de maio de 2016, já reciclou 11.309 litros de óleo de cozinha usado até 10.05.2017, com a média mensal de 1.028,09 litros por mês dos 60 comércios cadastrados que trabalham com fritura e das residências.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente cada litro de óleo de cozinha usado lançado no meio ambiente polui até um milhão de litros de água.

A Associação Gota do óleo nasceu de uma necessidade em que na cidade de Eunápolis não tinha a reciclagem do óleo de cozinha usado. Foram passadas aos alunos todas as etapas de produção do sabão desde a coleta do óleo usado no comércio e residências até o procedimento de embalagem. Os alunos foram conscientizados que não se pode descartar de forma irregular o óleo de cozinha usado, pois sendo lançado na pia entope a tubulação, atrai ratos e baratas e impermeabiliza a fossa, não deixando a água infiltrar na terra, enchendo-a mais rápido e gerando despesas desnecessárias com o caminhão da desentupidora.

Ana Luiza, 11 anos de idade, 7º ano C, vespertino, disse que o projeto é maravilhoso; já Ariel Silva, 11 anos de idade, 7º ano C, vespertino, falou que a fabricação do sabão de forma artesanal é muito criativa.

 

Aula prática

Antônio Dias, coordenador pedagógico da Cooeduc, informou que o conteúdo da disciplina de ciências da 2ª unidade é sustentabilidade e meio ambiente, os alunos participaram de uma aula prática na Associação Gota do Óleo e serão solicitados deles relatório, além de uma avaliação xerografada, que valerá ponto na segunda unidade.

Maria de Lourdes Sousa, professora de ciências, pediu aos alunos para eles juntarem o óleo de cozinha usado e na terça-feira (9) dia da aula prática na Associação Gota do Óleo vários alunos levaram o óleo de fritura usado e fizeram a troca pelo sabão.  

Lecival Alves, professor de filosofia e, Verônica Alves, orientadora pedagógica, também acompanharam os alunos nas atividades de aula prática na Associação Gota do Óleo.

Jilcleude Silva Santos, presidente da Associação Gota do Óleo firmou parceria com Antônio Dias, coordenador pedagógico da Cooeduc e, estará providenciando um tonel com a logo do projeto para ser colocado na Cooeduc e a instituição de ensino será um ponto de coleta do óleo de cozinha usado.

 

Cleyde concluiu falando que o presente trabalho apresentou como objetivo facilitar o aprendizado de alunos utilizando como ferramenta uma aula prática na Associação Gota do Óleo ao mesmo tempo, buscou-se conscientizar os alunos quanto aos problemas ambientais que o descarte inadequado de óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente. E foi informado aos alunos que eles não podem mexer com soda, isso só pode ser feito por adulto utilizando equipamentos de proteção apropriados.

Cleyde, informa que as escolas pública e particulares poderão manter contato com a Associação Gota do Óleo para a visita de alunos, bem como a realização de palestras de educação ambiental nas escolas. Maiores informações: (73) 3281-2705 / 9 8136-9393 Claro/WhatsApp.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp