Semana Mundial do Meio Ambiente

Por: Ascom/Gota
05/06/2017 - 10:07:42

Por: JC Junior

A Semana Nacional do Meio Ambiente começou em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU, foi criado o Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, instituindo em todo o território nacional a Semana do Meio Ambiente.

Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas. Entre os meios mais utilizados pela Associação Gota do Óleo, destaca-se:

Palestras em feiras, reuniões, eventos, postos de saúde, escolas públicas e privada sobre o projeto de educação ambiental, eco sustentabilidade, que compreende na destinação correta do óleo de cozinha usado através da fabricação em sabão e a reutilização de lonas plásticas de publicidade e retalhos de tecidos para fazer bolsas e ecobags;

Visita dos alunos de escolas públicas e particulares na fábrica de sabão;

Conscientização da população para o consumo sustentável;

Plantar mudas de árvores.

Destinação inadequada do óleo de cozinha usado gera sérios problemas de saúde

Atendendo a convite de Karla Cristiane Santana de Lima, enfermeira da UBS - Unidade Básica de Saúde Dinah Borges, localizada no bairro de mesmo nome, Eunápolis, Bahia e das Agentes Comunitárias de Saúde, Vanderlandia da Cruz Rocha Silva e Silvana de Paula Marans, a equipe da Associação Gota do Óleo, realizou em dois períodos, manhã e tarde, palestras na UBS Dinah Borges para as pessoas que estavam na recepção do posto de saúde aguardando atendimento.

“Quero enfatizar a importância do projeto da Associação Gota de Óleo nessa comunidade e informar sobre os problemas de saúde gerados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado quando sem nenhum cuidado é desprezado no meio ambiente” informou a enfermeira Karla, acrescentando que ao ser descartado na pia ou no vaso sanitário o óleo de fritura usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças tais como: salmonelose, hepatites, amebíase, giardíase, leptospirose entre outras. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais.

“Chamo atenção também dos moradores para obedecerem ao horário da coleta de lixo, pois quando isso não acontece gera sujeiras nas ruas, poluição visual, poluição ambiental, aumento dos gastos públicos com limpeza urbana, proliferação de pragas e vetores (escorpiões, ratos, carrapatos, lacraias, mosquitos Aegypti) de endemias colocando assim em risco a saúde pública” concluiu a enfermeira Karla.

A Agente Comunitária de Saúde, Silvana de Paula Marans, parabeniza o belíssimo trabalho que a Associação Gota do Óleo vem prestando à toda comunidade Eunapolitana. “Através desse projeto pude aprender ainda mais sobre a reutilização do óleo de cozinha usado, e vendo que a maioria das pessoas acaba descartando-o de forma incorreta e vindo a prejudicar o meio ambiente, afetando inclusive o solo e a água, aprendi que o descarte incorreto do óleo além de afetar o solo, prejudica também nosso próprio lar, entupindo pias, o óleo impermeabiliza as fossas fazendo-as encher com maior frequência, ocasionando a presença de animais peçonhentos como ratos e baratas que se alimentam das placas de gorduras causadas pelo óleo” concluiu Silvana.

Engajada na luta pela sustentabilidade, Escola Municipal José de Araújo Santana recebe palestra da destinação correta ao óleo de cozinha usado

Dando cumprimento a Lei Federal nº. 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências e ainda atendendo a solicitação de Ana Paula Santos Silva, coordenadora pedagógica da Escola Municipal José de Araújo Santana, localizada no bairro Rosa Neto, em Eunápolis, Bahia, a Associação Gota do Óleo realizou palestra para 90 alunos no período da manhã valendo ponto em duas disciplinas, português e ciências.

José Carlos Filho, vice-presidente da Associação Gota do Óleo, abordou aos alunos e professores, sobre o projeto de proteção ao meio ambiente da entidade, da destinação correta que tem que ser dada ao óleo de cozinha usado, que deste óleo a associação faz o sabão artesanal ecológico Aruba, do trabalho que está sendo feito com a coleta de banner, faixas e outdoors de lona e retalhos de tecido de pano para a confecção de bolsas e ecobags (bolsas dobráveis).

A professora Anunciaria Gomes Correia Moura, da disciplina de Ciências do turno matutino da escola municipal José de Araújo Santana, trabalhou com os alunos em sala de aula o tema: A importância dos alimentos, os grupos a que pertencem cada um e como reutilizar as gorduras (lipídios). Preocupada com o uso indevido de substâncias lançadas no meio ambiente, aproveitou os conhecimentos da Associação Gota do Óleo para realizar uma palestra na escola. O evento foi relevante para aprimorar ainda mais os conhecimentos dos alunos que já tinham adquirido em sala de aula e eles demonstraram interesse em participar da coleta do óleo usado.

“O vice-presidente da Associação Gota do Óleo, José Carlos Filho explicou de forma clara e objetiva como acontecem os processos da matéria prima até chegar ao produto final que são os diversos tipos sabões: o em pó, em barra, triturado e, líquido, para o uso doméstico e em empresas, assim como parcerias com as empresas que contribuem para a preservação do meio ambiente” declarou a professora Anunciaria Moura afirmando também que só tem a agradecer a visita da equipe da Associação Gota do Óleo na escola que só veio a somar.

Ana Paula Santos Silva, coordenadora pedagógica da Escola Municipal José de Araújo Santana, disse que a palestra feita pelo vice-presidente, José Carlos Filho da Associação Gota do Óleo foi de grande importância para o ambiente escolar, o público alvo desta palestra foram os alunos da 7ª série A e B, 7º ano A e a 8ª única do turno matutino, tendo como faixa etária de idade de 12 à 15 anos. “Esta palestra será utilizada como atividade avaliativa das seguintes disciplinas de Português e Ciências, os alunos terão que produzir um texto com as informações adquiridas da palestra e qual foi a contribuição que a mesma teve para sua vida pessoal” disse a coordenadora Ana Paula.

Foi dada como atividade aos alunos para juntarem o óleo de cozinha usado de suas residências, armazenando em garrafas pet e levar a escola. A cada dois litros será feita a troca por uma barra de Sabão Artesanal Ecológico Aruba de 200 gramas. Foram distribuídas amostras do sabão para os alunos e professores para conhecer o trabalho da Associação Gota do Óleo.

As pessoas de empresas e residências de Eunápolis podem manter contato com a Associação Gota do Óleo através dos telefones (73) 3281-2705 / 9 8136-9393 Claro-WhatsApp / 9 8805-0484 que um representante da entidade irá levar o sabão para fazer a troca pelo óleo. Das residências o óleo pode ser armazenado em garrafas pet e a cada dois litros, será feita a troca por uma barra de sabão de 200 gramas. Já do comércio a Associação Gota do Óleo irá disponibilizar uma bombona plástica com funil e a cada período irá fazer a coleta deixando 20 litros de sabão em pasta que serve para a limpeza geral por 50 litros de óleo de fritura usado.

Este projeto conta com apoio de ROBÉRIO OLIVEIRA, Prefeito de Eunápolis – Estado da Bahia, FLÁVIO AUGUSTO BAIOCO, Vice-Prefeito e Secretário de Governo, LARISSA SANTOS OLIVEIRA, Secretária Municipal de Assistência Social, LOURENCIO EMANUEL BATISTA DE OLIVEIRA, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, ALICK MAIA LOPES, Superintendente de Agricultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e equipe, 60 empresas que estão disponibilizando o óleo de cozinha usado e a população de Eunápolis que estão fazendo a troca do óleo de cozinha usado pelo sabão.

Datas Comemorativas

Confira calendário com as datas comemorativas do Meio Ambiente

Maio
22 – Aniversário da Associação Gota do Óleo

Junho
5 – Dia Mundial do Meio Ambiente
8 – Dia Mundial dos Oceanos
13 – Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
17 – Dia Mundial de Combate à Desertificação

Julho
10 – Aniversário de criação do Fundo Nacional do Meio Ambiente
12 – Dia do Engenheiro Florestal
17 – Dia da Proteção das Florestas

Agosto
14 – Dia do Controle da Poluição Industrial
28 – Aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio

Setembro
3 – Dia Nacional do Biólogo
5 – Dia da Amazônia
11 – Dia Nacional do Cerrado
16 – Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio
20 – Dia Internacional da Limpeza de Praia
21 – Dia da Árvore
22 – Dia da Defesa da Fauna

Outubro
3 – Dia Nacional das Abelhas
5 – Dia das Aves
12 – Dia Mundial para a Prevenção de Desastres Naturais e Dia do Mar
15 – Dia do Consumo Consciente
16 – Dia Mundial da Alimentação

Novembro
19 - Aniversário do Ministério do Meio Ambiente

Dezembro
10 – Dia Internacional dos Povos Indígenas
19 – Aniversário da Agência Nacional de Águas - ANA

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp