Mini curso de fotografia e Safari fotográfico em Monte Alegre distrito de Guaratinga

Por: Da redação
09/07/2017 - 23:19:21

Por: Urbino Brito
Revisor: Bento Quinto

Na última sexta-feira, (07), aconteceu em Monte Alegre, Município de Guaratinga, uma palestra sobre fotografia ministrada pelo repórter Urbino Brito, com a participação de 09 jovens moradores do Distrito e da área do Parque Nacional do Alto do Cariri. Apenas a jovem Aline é moradora do povoado de Vera Cruz, Município de Porto Seguro. Estes jovens, esse mini curso é a continuidade da Oficina de educomunicação, com conteúdos fotográficos e audiovisual que aconteceu em Porto Seguro.

 

Durante o mini curso, Urbino Brito falou sobre a história da fotografia, quem foram os seus criadores. Falou ainda sobre como funciona o diafragma e o obturador de uma câmera fotográfica. Fez uma demonstração de alguns equipamentos antigos, inclusive, uma câmera caixote chamada KAPSA, que foi fabricada em 1950 pela DF Vasconcelos, em São Paulo, e usava filme 120 mm passando por um Konica Penn (meio quadro que com um filme de 36 poses se fazia 72 fotos); em seguida uma Nikon FM2 que nos áureos tempos foi a estrela do fotojornalismo no Brasil.  Finalizou com uma Canon Elan II com objetiva 28-135, que na sua época era uma das câmeras top da marca. Mostrou também alguns filmes fotográficos de 135mm, inclusive, um filme Ilford Delta de 100 ISO, considerado como o melhor filme PB do mundo.

 

Logo após encerado o mini curso todos se deslocaram para a área rural do Distrito para o safari fotográfico, onde os garotos se divertiram muito fotografando alguns com câmeras, outros com seus celulares. Todos fizeram muitas fotografias, finalizando o safari na Cachoeira do Gargantel, localizada na Fazenda Dois Irmãos, de propriedade de “Seu Jove”, finalizando com banho gelado de cachoeira e retornando para Monte Alegre por volta das 15 horas.

 

O mini curso e o safari foram promovidos por Adriana Prestes, funcionária do ICMbio e administradora do Parque Nacional do Alto do Cariri. Ambos os cursos foram apoiados pela CGSAM do ICMBio com o patrocínio do PNUD. O objetivo, segundo ela, é abrir um leque de oportunidades para os jovens de do Distrito e os que moram dentro da área do Parque.   

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp