Serra da Bocaina é monitorada após incêndio na mata ser controlado

Por: G1/Vale Paraiba
25/09/2017 - 09:40:47

Incêndio destruiu grande área na Serra da Bocaina, entre Bananal e São José do Barreiro

Por G1 Vale do Paraíba e Região


A Serra da Bocaina, que foi atingida por um grande incêndio durante seis dias, segue sendo monitorada nesta segunda-feira (25) após as chamas terem sido controladas. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários permanecem na área para evitar que novos focos surjam ou se alastrem novamente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu uma área de 1,2 mil hectares, o equivalente a mais de 1,6 mil campos de futebol, entre Bananal e São José do Barreiro. As chamas foram controladas no fim da tarde deste domingo (24), segundo o Corpo de Bombeiros.

A área da Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que conta com 884 hectares de floresta, não foi atingida.

Os Bombeiros informaram que o risco de que o incêndio volte é bem pequeno, mas o monitoramento segue sendo feito por causa de pontos com fumaça e também por causa do tempo seco.

Um posto de comando para centralizar as operações de combate foi montado em uma escola da cidade e reúne efetivos dos bombeiros, polícia, prefeituras, Fundação Florestal e voluntários.

Somente no domingo foram empregados 70 bombeiros, 75 voluntários e três helicópteros, que retiraram água de uma represa próxima para jogar no local.

Segundo o comitê responsável pelo trabalho, foram encontrados animais carbonizados, entre eles pássaros e lobos. O número não havia sido contabilizado até esta segunda-feira.

Todas as imagens desta galeria foram extraídas do vídeo do G1/Vale do Paraíba

 

Decreto

A Prefeitura de Bananal decretou estado de emergência e um forte esquema foi montado ao longo do dia.

O decreto de emergência prevê, entre outros itens, que os voluntários possam atuar nas atividades, que as equipes de Defesa Civil possam utilizar propriedades para as ações e combate e que a prefeitura possa receber o apoio de órgãos públicos para o combate.

O prefeito de Bananal, Jorge da Silva Rodrigues Filho, acredita que o início do incêndio tenha acontecido de forma proposital. "Nós temos uma grande suspeita de ser criminoso, o que é alvo de muita preocupação", disse.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Enquete

Após as eleições o que você espera de Eunápolis?


Copyright © 2003 / 2018 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
Fones: (73) 9 9111-2313 / (73) 9 8158 2860