Vereador Epaminondas Portugal de Itagimirim visita Associação Gota do Óleo

Por: J. C. Junior
29/11/2017 - 19:00:13

Epaminondas Portugal dos Reis Neto, Vereador do Distrito de União Baiana, cidade  de Itagimirim, Bahia, Primeiro Diretor de Comunicação do Território de Identidade da Costa do Descobrimento e, representante da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de União Baiana, acompanhado da esposa, Thaís Silva Costa Portugal dos Reis e da filha Isabelle, 7 anos de idade visitaram na tarde de terça-feira (28) a sede da Associação Gota do Óleo localizada no bairro Dinah Borges em Eunápolis.

José Carlos Filho, Paulo Dultra, Gercilane Santos e Maria José Silva da Associação Gota do Óleo apresentaram os projetos da instituição para o vereador Epaminondas, esposa Thais e filha do casal.

O vereador Epaminondas declara que o trabalho que está sendo feito pela Associação Gota do Óleo é de fundamental importância e que precisa ser ampliado para todo Território de Identidade da Costa do Descobrimento. “Fiquei maravilhado com  trabalho realizado pela Associação Gota do Óleo, que buscou na reutilização de óleo de cozinha e vasilhames pets diferentes formas de geração de emprego e renda. Com umas vasta linhagem de produtos desde o ramo de limpeza a acessórios femininos sendo que todos os produtos são oriundos de reciclagem e reutilização de produto todos de forma ecológica, fazendo assim um trabalho exemplar de preservação ao meio ambiente” afirmou o vereador Epaminondas.

“Parabenizo a Direção da Associação bem como todos os envolvidos no projeto, principalmente pelas medidas educativas relacionadas a preservação do meio ambiente, em pleno século XXI encontrar instituições que geram emprego e renda com medidas ecológicas é muito difícil, também me chamou a atenção a facilidade que cada um tem de participar e contribuir de forma  positiva pro bem estar próprio e de toda a região, a possibilidade de trocar a matéria prima já pelo material beneficiado é um diferencial, a Associação ganhou meu respeito e admiração após conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido” disse Thais Silva Costa Portugal dos Reis esposa do vereador Epaminondas Portugal.

 

A Associação Gota do Óleo conta com os seguintes projetos:

- Coleta do Óleo de cozinha usado do comércio que trabalha com fritura e das residências de Eunápolis com média de coleta de mil litros mensal sendo feitas em um carro emprestado que é utilizado uma vez por semana e diariamente por uma moto. Para ampliar a coleta é preciso de um carro a disposição do projeto diariamente. Uma parte do sabão que é produzido é destinado para instituições carentes.

Um litro de óleo de cozinha usado lançado no meio ambiente polui mais de um milhão de litros de água.

- Coleta de banner, faixas e outdoor de lona para a fabricação de bolsas.

- Coleta de retalhos de tecidos para a fabricação das Ecobags (bolsas dobráveis).

- Coleta de garrafas pet para a fabricação de vassouras, vassourões e artesanatos.

Cada garrafa pet lançada no meio ambiente leva mais de 400 anos para se decompor.

Os projetos estão sendo feitos em uma garagem de uma casa e para ampliar os projetos se faz necessário ter uma área para a construção de um galpão. No final do ano passado foi solicitado da prefeitura de Eunápolis, do governador da Bahia, Rui Costa e da Veracel uma área para a construção do galpão porém até a presente data nenhuma resposta foi dada.

A Associação Gota do Óleo tem 70 pessoas associadas, a instituição tem o projeto de geração de emprego e renda e as pessoas associadas pegam os materiais que são produzidos na associação por um preço mais barato e vendem, melhorando a renda e dando a família melhor qualidade de vida.

A Associação Gota do Óleo conta com o projeto de educação ambiental que consiste na visita às escolas públicas e particulares, postos de saúde, instituições que desenvolvem projetos sociais, reuniões, eventos, CRAS, CREAS, feiras dentre outros realizando palestras com o tema: Sustentabilidade e Meio Ambiente, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a reciclagem e a forma correta de destinar aquilo que é dito como lixo. Bem como também receber os alunos e a sociedade na sede da associação para a apresentação dos projetos e a realização de palestras.

No combate ao trabalho infantil nas palestras realizadas pela Associação Gota do Óleo é tirado um tempo para abordar este tema e conscientizar a sociedade quanto ao trabalho infantil de forma irregular. Na oportunidade são distribuídos panfletos sobre o tema.

Maiores informações sobre o projeto as pessoas podem obter através dos telefones: 73 3281-2705 / 9 8136-9393 / 9 8805-0484.

ASCOM
José Carlos Filho

AGO – Associação Gota do Óleo
73 3281-2705 / 9 8136-9393 / 9 8805-0484
jc.irg@hotmail.com – agosustentabilidade@gmail.com

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp