Dia de Campo na fazenda Altamira, no córrego do Ouro, reuniu mais de duzentas pessoas

Por: Da redação
27/03/2018 - 12:14:10

Por: Urbino Brito
Revisão: Bento Quinto

Evento muito bem organizado por Jorge Brito e equipe, com uma programação muito boa com vários palestrantes doutores e que a meu ver serviu para enriquecer os conhecimentos daqueles produtores rurais que ali estavam. Como  ponto alto NossaCara.com destaca o plantio de árvores em uma nascente protegida, onde os estudantes do Instituto Educacional  de Guaratinga tiveram um aprendizado prático e fundamental para a formação curricular e o engajamento ambiental por força de uma conscientização prática.  Foi  muito gratificante ver a expressão de alegria nos rostos dos 25 estudantes do 8º e 9ª  séries,   quando  plantavam as mudas.

O Dia de Campo começou com a palestra do Dr. Walter Miguel Ribeiro, que falou sobre Manejo Nutricional,  seguido do  Dr. Mauro Pereira, que falou sobre o tema Manejo Reprodutivo. Após o almoço foi à vez do Dr. Dam Érico falar sobre Proteção de Nascentes e Conservação Produtiva, levando os presentes  ao entendimento de que é perfeitamente possível proteger as nascentes, conserva-las e produzir sem afetar o meio ambiente. Por último o Dr. Amúlio Loureiro, falou sobre o Cacau e sua cultura sustentável.

 

Após o almoço,  todos os presentes foram para um  local numa encosta do morro onde foi escolhida uma nascente para dar  inicio ao processo de proteção. A primeira muda de árvore foi plantada pelo secretário de Meio Ambiente de Guaratinga,  Adalberto Oliveira e em seguida os estudantes plantaram as outras mudas sendo que  todo foram plantadas 20 mudas de árvores da mata nativa e frutíferas. Os estudantes  disseram que é importante conservar as nascentes porque a vida no planeta depende dela.  Até uma garotinha de uns quatro anos fez questão de plantar uma muda conforme o internauta pode ver nas fotos que ilustram esta matéria.

 

Esta foi à primeira das 20 nascentes que estão programadas para serem protegidas e a reportagem de NossaCara quer acompanhar. Jorge Brito contou neste evento com o apoio da Veracel, Sebrae (Alex Brito), Senar (Rui Dias) a Prefeitura de Guaratinga. Além da prefeita Cristine Pinto, com ela também estavam presentes os secretários Adalberto e Justiniano das Virgens Neto (Pio).  Produtores dos municípios de  Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis, também participaram.

NossaCara agradece ao parceiro Noel Julião por ter viabilizado nosso deslocamento para a realização dessa reportagem e ao Jorge Brito pela ótima recepção.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp