Estação Veracel completa 20 anos protegendo e conservando a Mata Atlântica

Por: Ascom / VERACEL
23/11/2018 - 18:27:00

A comemoração é celebrada com várias conquistas na área ambiental, pesquisas e educação

No dia 05 de novembro, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, localizada no Sul da Bahia, comemorou 20 anos de fundação, celebrando conquistas. O local está em vias de se tornar um centro de pesquisa e difusão científica com a implantação de um Observatório de Aves, que será gerido em parceria com o Observatório de Aves do Instituto Butantan de São Paulo. “Isso simboliza mais um passo em direção ao nosso compromisso com a construção de uma plataforma de diálogo e pesquisa”, conta Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel, proprietária da Reserva.

Desde 1998, quando foi reconhecida oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como RPPN, muito tem sido feito para conservar a biodiversidade da Estação Veracel, que também é reconhecida Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO. São mais de 6 mil hectares que se estendem pelos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O local abriga importantes pesquisas sobre o bioma Mata Atlântica e desenvolve programas de educação ambiental que atende comunidades rurais e indígenas vizinhas.

Monitoramento e pesquisa

A Estação Veracel, que assume uma importante função na proteção de espécies ameaçadas de extinção, tem uma equipe especializada que realiza monitoramentos diários em busca de indícios de crimes ambientais, como a caça.

Além da proteção física e monitoramentos, vários projetos são desenvolvidos com instituições especializadas. Um de grande destaque é o Projeto Harpia na Mata Atlântica, que tem rendido bons frutos, como a descoberta recente de dois novos ninhos com filhotes em 2018.  “Nosso objetivo é gerar conhecimento sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, incentivando pesquisas e promovendo a educação ambiental”, diz Carneiro. O local tem um centro de pesquisa com estrutura para receber até 12 pesquisadores simultaneamente, bem como laboratório para preparo de amostras.

Educação ambiental

A área também abriga atividades de educação e recreação ambiental, utilizando a técnica de vivências com a natureza, na qual os visitantes podem entrar em contato direto com a floresta e vivenciar experiências com o meio ambiente. Em 2017, a Estação Veracel deu início a um programa para de observação de aves, o que deve contribuir mais ainda para o ecoturismo na região. Com isso e com o plano de manejo revisado, a Estação Veracel recebeu aproximadamente 700 observadores de aves desde então.

Alguns avanços da Estação Veracel

1992 – Aquisição da área pela Veracruz Florestal, hoje Veracel Celulose
1998 – Reconhecida pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

1999 - Reconhecida pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural (SPMN)
2005 – Início do Projeto Harpia na Mata Atlântica
2009 - Aprovação do Plano de Manejo da RPPN pelo ICMBio
2010 – Passa a compor com outras 16 áreas protegidas, o Mosaico de Áreas protegidas do Extremo Sul da Bahia (MAPES)
2011 – Lançamento da primeira exposição de arte e educação em parceria com a Árvore da Vida
2017 – Revisão e aprovação do novo Plano de Manejo da RPPN Estação Veracel. Lançamento do Projeto de Observação de Aves da Costa do Descobrimento. Câmaras de monitoramento flagram onça pintada após mais de 20 anos sem registro do animal na região. Início do projeto com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de mamíferos Carnívoros (CENAP)
2018 - Dois ninhos de harpia com filhotes são encontrados na RPPN Estação Veracel

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp