Caminhão de motorista que atropelou e matou ciclista na BA-262 está com documentação atrasada

Por: G1/Bahia
18/07/2017 - 21:44:43

Acidente ocorreu no último domingo (16), entre Vitória da Conquista e Anagé. Motorista fugiu sem prestar socorro, mas foi preso horas depois pela polícia

Por: G1 BA

O caminhão do motorista Genivaldo Oliveira Santos, de 31 anos, que atropelou e matou o ciclista Erlandes Gomes da Silva, no último domingo (16), na BA-262, entre Vitória da Conquista e Anagé, no sudoeste da Bahia, está com documentação atrasada, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Além disso, os pneus traseiros do veículo estão completamente carecas.

Erlandes foi enterrado no fim da tarde da última segunda-feira (17). Após o acidente, o motorista fugiu do local sem prestar socorro, entretanto a polícia conseguiu encontrá-lo na casa de um parente, no bairro de Bateias II, em Vitória da Conquista, e efetuar a prisão dele.

Segundo a delegada Jaqueline Ferreira dos Santos, titular da 2ª Delegacia Territorial (2ª DT), onde a ocorrência foi registrada, Genivaldo foi encaminhado para a audiência de custódia, mas ela não soube dizer se o motorista foi liberado ou se foi encaminhado ao presídio da cidade. Ele responderá pelo crime de homícidio culposo, quando não há intenção de matar.

Segundo informações da PRE, Erlandes estava pedalando no acostamento, quando foi atingido pelo caminhão e foi parar no meio da pista. De acordo com José Carlos Ribeiro, tenente da PRE, o código de trânsito determina que os veículos maiores são responsáveis pelos menores. "Nesse sentido, é indispensável que os condutores de veículos atentem para a segurança, a distância regulamentar do ciclista, e que também o ciclista use o espaço adequado para ele, que em uma rodovia é o acostamento”, afirma.

Segundo as regras de trânsito os carros devem manter uma distância de 1,5 metro das pessoas em bicicletas, entretanto os ciclistas reclamam que, na prática, isso nem sempre acontece. Sérgio Dantas, que é ciclista, conta que mesmo utilizando os equipamentos de segurança, não se sente seguro na estrada.

“A gente usa roupas coloridas, refletores nas bicicletas para sinalizar a quem vem de carro, ou de moto, ou o que seja. Eu tenho certeza que de longe eles conseguem visualizar a gente, mas principalmente os carros grandes, ônibus, não respeitam, não”, diz.

Os amigos de pedal de Erlandes ainda estão muito abalados com o acidente. Bruno Gusmão conta que tinha treinado com Erlandes no dia do acidente. Eles estavam se preparando para o Campeonato Baiano de Ciclismo. “No domingo a gente resolveu vir para cá em função do clima, que nessa região favorece nesta época. A gente sabe dos riscos, traz carro de apoio, mas não foi o suficiente, né?”, lamentou Bruno.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp