"Não é boa opção enfrentar a polícia de SP", diz secretário da PM após ação com 11 mortos em Guararema

Por: G1 / São Paulo
04/04/2019 - 21:25:50

Vídeo do canal do nosso parceiro de São Paulo Oslaim Brito

Coronel Álvaro Camilo disse que bandidos estavam muito bem equipados. Quadrilha tentou assaltar dois bancos e um dos criminosos fez uma família refém durante fuga

Por: Vívian Reis, G1 SP

O Coronel Álvaro Camilo, secretário-executivo da Polícia Militar, disse nesta quinta-feira (4) que a ação que deixou 11 mortos em Guararema nesta madrugada mostra que não é uma boa opção enfrentar a polícia de São Paulo. Três suspeitos foram presos.

"Achamos que isso vai desestimular o crime, diminuir o confronto com a polícia, mas quando ele acontece, a polícia está bem preparada, se protege, age tecnicamente, e acaba levando a melhor nas ocorrências. Não é uma boa opção enfrentar a polícia de São Paulo", disse Camilo durante entrevista coletiva na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que teve ainda as presenças de representantes das polícias Civil e Militar e do Ministério Público.

Nos últimos cinco anos, a cidade de Guararema tinha registrado apenas 9 homicídios até os tiroteios desta quinta-feira, segundo dados da SSP. Foram três mortes em 2014, quatro em 2015, nenhuma em 2016 e 2017, e duas em 2018.

A madrugada violenta mudou a calmaria do lugar.

Questionados se a letalidade que somou 11 mortos não era alta para uma ação integrada de inteligência, o comandante da Rota, tenente coronel Mário Alves da Silva Filho, disse que a polícia não sabia exatamente onde os criminosos atuariam e se concentraram em rotas de fuga.

Imagens de câmeras de segurança mostram parte da quadrilha que tentou assaltar duas agências bancárias e participou de um tiroteio em Guararema (veja abaixo)

 

"Não tínhamos informações precisas. Sabíamos da possibilidade de uma ação criminosa de uma quadrilha na região que abrange os municípios de Salesópolis, Mogi das Cruzes, Guararema, Jacareí. Fizemos um patrulhamento genérico, espalhando viaturas. Quando a primeira explosão de caixa aconteceu, a polícia fez a abordagem e eles iniciaram a troca de tiros. Foram armados sem pretensão de se entregar. Era confronto", afirmou.

As polícias não divulgaram os nomes dos 11 mortos, mas disse que eles estavam em cerca de 25 criminosos. O Coronel Camilo foi questionado sobre o tamanho do efetivo que atuou na ação, e disse que foi o "suficiente".

"Estavam muito bem armados. Apreendemos 8 fuzis, 2 calibre 12, 4 pistolas, colete a prova de bala, balaclava, 5 veículos, sendo 2 blindados, muitos explosivos", disse.

O Deic assumiu o registro do flagrante e vai dar continuidade à investigação para identificar os outros envolvidos e confirmar em quais outros ataques a quadrilha teria participado. Segundo o Deic, foi uma determinação do Delegado-Geral.

O doutor Adalberto Henrique Barbosa, do Deic, disse não ter dúvidas de que se trata de uma organização criminosa.

"Sem dúvida. Quando criminosos estão nesse grau de periculosidade eles pertencem a uma quadrilha. Havia muito planejamento. Essa foi desmantelada. Parte evadiu mas será localizada. Com a oitiva dos presos, vamos identificar com mais clareza se há ligações com outras organizações", antecipou.

Pela manhã, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que os policiais que agiram na ação contra a quadrilha que atacou agências bancárias de Guararema (SP) na madrugada “estão de parabéns" por colocarem os bandidos “no cemitério”.

“Bandidos que usam escopetas, fuzis e metralhadoras não saem para passear. Eles saíram para assaltar e fazer vítimas. Estão de parabéns os policiais que agiram e colocaram no cemitério mais dez bandidos”, disse Doria em entrevista à GloboNews.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) escreveu pelo Twitter: “Parabéns aos policiais da ROTA (PM-SP) pela rápida e eficiente ação contra 25 bandidos fortemente armados e equipados que tentaram assaltar dois bancos na cidade de Guararema e ainda fizeram uma família refém. 11 bandidos foram mortos e nenhum inocente saiu ferido. Bom trabalho!”

Arte mostra locais onde agências de banco foram atacadas em tentativa de roubo em Guararema e onde ocorreu tiroteio que matou criminosos — Foto: Juliane Monteiro, Diana Yuraki e Wagner Magalhães/Arte G1

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp