No Dia Mundial de Combate à Tuberculose Eunápolis alerta para o tratamento preventivo

Por: Secom/PME
24/03/2017 - 18:56:22

24 de Março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose que este ano tem o tema “Unidos pelo fim da Tuberculose”. O Programa Estadual de Controle da Tuberculose/DIVEP juntamente com o Programa Municipal de Controle da Tuberculose da secretaria de Saúde de Eunápolis apelam para que todos os órgãos da esfera institucional, sociedade civil e setor privado unam esforços para acabar com a incidência de tuberculose no nosso município bem como a se integrarem às atividades no mês de mobilização que vai de 24 de março a 24 de abril de 2017.

Neste período, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria de Saúde, vai desenvolver ações para detecção precoce da doença e a promoção da saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde e demais serviços.

PERFIL DA DOENÇA NA BAHIA

Segundo Programa de Controle da Tuberculose do estado, a Bahia tem a 3º maior carga da doença no país. Por ano, são mais de 4.500 de casos novos de tuberculose com mais de 400 mortes, atingindo principalmente as pessoas residentes nas áreas mais pobres dos principais municípios, e especialmente as pessoas em situação de rua, os negros, os indígenas, as pessoas vivendo com HIV/AIDS, os quilombolas e as pessoas privadas de liberdade, enquanto nossa taxa de cura é de 61,8% e o abandono de 6,1%.

Já em Eunápolis, no ano passado (2016) foram diagnosticados 57 novos casos da doença com uma morte. A proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar foi de 65% com 10,52% de abandono. Este dado preocupa o serviço de saúde, tendo em vista que o Ministério da Saúde preconiza uma taxa de abandono inferior a 5% dos pacientes em tratamento. Por isso a importância do trabalho dia a dia desenvolvido pelas equipes nas Unidades de Saúde de Eunápolis.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

A boa notícia é que a Tuberculose tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente no SUS. Os medicamentos devem ser ingeridos diariamente, sem interrupção e por um período mínimo de seis meses. São utilizados quatro medicamentos para o tratamento dos casos que utilizam o esquema básico. “Todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados da doença”, relata a enfermeira Katiane Laurentino, técnica responsável pelo programa de tuberculose no município.

“A prevenção é feita através da vacina de todas as crianças com a BCG; investigação e exame dos contatos das pessoas doentes e a manutenção dos ambientes, em casa, nas escolas, no trabalho, bem ventilados e com entrada da luz solar”. Completa.

Por: ASCOM-SAÚDE/PME

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp