Saúde promove treinamento para reduzir transmissão vertical do HIV e sífilis congênita

Por: Secom/PME
23/05/2017 - 21:17:25

Por: Ascom/Saúde

No próximo dia 26 de maio (sexta-feira), a Prefeitura de Eunápolis, por intermédio da secretaria municipal de Saúde, realiza uma oficina de atualização em ações que visam a redução da transmissão vertical do HIV e sífilis congênita. O treinamento acontecerá das 8h às 13h, no auditório da Câmara de Vereadores de Eunápolis, no Bairro Dinah Borges, com palestra da médica Evelin Barbosa Nascimento.

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Eunápolis, Marisa Conceição Pereira, disse que estão sendo esperados 70 profissionais em saúde do município (médicos e enfermeiros). Ela explicou que o uso da denominação “transmissão vertical do HIV é usado em situações em a criança é infectada pelo vírus da Aids durante a gestação, o parto ou por meio da amamentação da criança por mãe ou outra mulher HIV+”

Ela lembrou que atualmente existem medidas eficazes para evitar o risco de transmissão, tais como: diagnóstico precoce da gestante infectada, o uso de medicamentos anti-retrovirais, o parto cesariano programado, a suspensão do aleitamento materno, substituindo-o por leite artificial (fórmula infantil) e outros alimentos, de acordo com a idade da criança.

EXAMES

“Durante o pré-natal, toda gestante tem o direito e deve realizar o teste HIV. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue”, conforme informou a secretaria municipal de Saúde, Stela Souza, acrescentando que o tratamento é gratuito e está disponível no SUS.

Esses testes podem ser realizados de forma anônima e gratuita em Unidades Básicas de Saúde, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. O SAE/CTA é uma unidade de saúde vinculada à Vigilância em Saúde, e fica na Rua Sete de Setembro, 124 – centro da Eunápolis. Antiga secretaria de Assistência Social.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp