Novo modelo de atendimento dermatológico nas unidades de saúde da família

Por: Ascom/PMPS
22/07/2017 - 21:47:50

Com intuito de desenvolver a implementação de um projeto inovador e pioneiro no SUS em Porto Seguro focado na área da dermatologia, foi promovida pela Secretaria de Saúde, quinta feira 22/07, reunião com os diretores que integram a rede de atenção básica. O encontro, subsidiado pelo especialista em dermatologia sanitária, Dr Jauru Nunes Freitas, teve a finalidade de propor a reorganização dos fluxos de manejo clínico e atendimento das doenças de pele nas unidades de saúde da família do município buscando viabilizar o fortalecimento e agilidade na resolução médica à população.

Durante o encontro, o Dr Jauru Nunes destacou as perspectivas do Programa que pretende difundir, de forma humanizada e acolhedora, capacitação alinhada que envolverá agentes de saúde, médicos, enfermeiros, odontólogos e equipes do NASF, como orientadores do cuidado no processo de rastreamento, prevenção, diagnóstico e tratamento às doenças dermatológicas que acometem a comunidade. 

"Existem mais de 2000 doenças cutâneas que têm relação com doenças sistêmicas que afetam o organismo. Dessa forma, a estratégia de saúde da família e a política do SUS é plural, tendo o foco de traçar o mapeamento primário da saúde dermatológica do paciente na unidade de saúde em que está integrado, atingindo assim, de forma regional, a prevenção e nos casos diagnosticados ofertar o tratamento na rede de atenção básica”, esclarece.

Com 91,36% de cobertura da rede de atenção básica no município, abrangendo 39 equipes de saúde da família, composto por 27 unidades e 8 pontos de apoio à saúde, a Secretária de Saúde, Edna Alves, enfatiza a relevância do novo modelo de assistência no âmbito da dermatologia que será instituído.

"Trata-se da efetivação de um instrumento da maior relevância no SUS em Porto Seguro, no que confere o fluxograma operacional de regulação para agilizar o atendimento dos pacientes com doenças de pele. Configura-se um importante mecanismo aos profissionais multidisciplinares na sua prática diária, tanto para aqueles que integram as equipes de saúde da família, quanto àqueles que atuam em toda a rede básica. A proposta é empoderar os médicos para resolução dos casos na unidade de saúde", diz. 

Secretaria Municipal de Saúde
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp