Depois de duas mortes confirmadas, aumenta a procura pela vacina contra a Febre Amarela em BH

Por: Farol/News
19/01/2018 - 12:14:20

A confirmação da morte de dois moradores de Belo Horizonte em decorrência da febre amarela e a preocupação com a circulação do vírus pela cidade levaram a uma corrida pela vacinação. Os postos de saúde da capital mineira estão lotados durante todo o dia. Nas filas, muita reclamação pela espera do atendimento, que durou horas em alguns locais, e desinformação sobre quem poderia se imunizar.

Funcionários afirmam que a demanda estava bem acima do normal. Tudo isso às vésperas da primeira ação deste ano da Prefeitura de Belo Horizonte para intensificar a vacinação. Amanhã, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão abertas para receber a população. A mesma atividade ocorrerá em Casa Branca, distrito de Brumadinho, e local mais provável onde o músico e presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Flávio Henrique, contraiu a doença.

A preocupação com a febre amarela levou a população a encher os postos de saúde à procura da vacinação. O resultado foi a longa espera por atendimento.

Centro de Saúde Carlos Chagas, no Bairro Santa Efigênia, foi um dos locais com grande procura de pessoas por uma dose contra a febre amarela.
Foto: Leandro Couri/EM/DA Press

Com o objetivo de garantir a imunização da população diante dos casos registrados em municípios da Grande BH, a avaliação dos idosos poderá ser realizada por qualquer profissional de saúde, inclusive os que atuam nas unidades básicas. A determinação foi feita pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a cobertura vacinal contra a febre amarela em BH está em 86%. A meta é atingir 95%. BH ainda não registrou nenhum caso de febre amarela com contágio dentro do município. Dois moradores da cidade morreram em decorrência pela doença, mas foram contaminados em áreas rurais de municípios da região metropolitana.

PROTEÇÃO

A vacinação está sendo intensificada em 248 municípios mineiros. Amanhã, os centros de saúde de BH estarão abertos para receber a população. Eles vão funcionar das 8h às 17h. Muitas dúvidas a respeito da vacinação ainda persistem na cabeça dos moradores. Uma delas é sobre a dose única. O Ministério da Saúde mudou a estratégia de vacinação contra a febre amarela em abril de 2016, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, a dose única foi adotada. Isso significa que apenas uma dose é capaz de imunizar por toda a vida, não havendo mais a necessidade de reforço. As pessoas que já receberem duas doses da vacina ao longo da vida não precisam se preocupar. Elas estão consideradas imunizadas e não vão precisar do reforço feito de 10 em 10 anos.

Minas não alterou a dosagem da vacinação, como ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Nesses estados, a dose recebida pela população é de 0,1ml, que é chamada de fracionada. Ela é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em locais onde há grande risco de a doença se expandir. Essa dosagem protege o morador por até oito anos. Em Minas, a dose é completa. Com isso, o morador recebe 0,5ml da vacina. Essa dosagem protege o cidadão pela vida toda.

As pessoas devem se programar se forem fazer alguma viagem, principalmente aos locais onde há a comprovação da circulação do vírus. A dose da vacina demora 10 dias para fazer efeito. Caso não lembre se já recebeu alguma dose da vacina contra a febre amarela, a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) é de procurar os profissionais de saúde em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do sistema Único de Saúde (SUS) para uma avaliação e verificação da necessidade de se vacinar.

Quem deve se vacinar
** A vacina está disponível em todos os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas acima de 9 meses e até 59 anos

Ressalvas
* Quem tem mais de 60 anos precisa passar pela avaliação de um profissional da saúde antes de tomar a vacina.
* Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mulheres que estão amamentando crianças menores de 6 meses devem se vacinar se forem deslocar para locais com transmissão ativa da febre amarela.
* Mulheres que estão amamentando devem suspender o aleitamento materno por 10 dias após receber a vacina.

Quem não pode se vacinar
** Crianças com menos de 6 meses
** Indivíduos com histórico de reação anafilática a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina)
** Pacientes com histórico de doenças do timo (miastenia grave, timona, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica), também devem buscar orientação de um profissional de saúde
** Pacientes com imunossupressão de qualquer natureza
** Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave
** Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores)
** Pacientes submetidos a transplante de órgãos
** Pacientes com imunodeficiência primária
** Pacientes com neoplasias

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp