O que é Degeneração Macular Relacionada à Idade?

Por: Ascom / Vilaça
29/09/2018 - 17:45:11

Exames periódicos, evitar o cigarro e ter uma rotina saudável ajudam na prevenção dessa doença ocular

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula. É considerada como uma das principais causas da cegueira no Brasil em pessoas acima de 60 anos. A mácula tem importante papel na visão do ser humano, como explica a Dra. Laura Yamagata, médica oftalmologista do DayHORC, empresa que compõe o grupo Opty, em Eunápolis. “A mácula é uma pequena região no centro da retina, parte interna do olho, que permite que uma pessoa possa ver detalhes. As células sensíveis à luz da mácula são conhecidas como fotorreceptores, e a perda da visão central na DMRI ocorre justamente quando essas células fotorreceptoras na mácula são degeneradas”, explicou.

No estágio inicial, a DMRI não apresenta sintomas evidentes. Mas em alguns pacientes os primeiros sinais são o embaçamento da visão em rotinas simples do dia a dia, durante a leitura, uso do celular ou colocar a linha na agulha de costura. Conforme a progressão da doença, manchas podem surgir no campo visual central do paciente.

De acordo com a Dra. Yamagata, a doença pode se desenvolver nos dois olhos. “Na maioria dos casos, se um olho é afetado pela DMRI, o outro olho também irá desenvolver a doença. E a extensão da perda da visão central varia dependendo do tipo de DMRI, podendo ser seca ou úmida, assim como da rapidez para diagnóstico e inícios do tratamento e acompanhamento’’, frisou.

A DMRI seca é a forma mais comum, correspondendo a cerca de 90% dos casos. Ela é causada pelo envelhecimento e desgaste dos tecidos da mácula. As pessoas que desenvolvem degeneração macular seca devem monitorar sua visão central com regularidade.

A DMRI úmida (ou exsudativa) representa cerca de 10% dos casos. Na degeneração úmida, vasos sanguíneos anormais começam a crescer sob a retina, podendo gerar vazamentos de líquido ou sangue, distorcendo a visão central do paciente. Mais agressiva, a DMRI úmida pode progredir rapidamente e causar perda repentina da visão.

As causas da Degeneração Macular Relacionada à Idade podem ser desencadeadas a partir fatores genéticos, idade, obesidade, fumo, dieta rica em gordura e pressão arterial.

A degeneração macular não tem cura e o diagnóstico é construído a partir de uma avaliação detalhada dos sintomas, exame de fundo do olho e teste de acuidade visual. “Graças aos avanços da medicina, existem tratamentos capazes de barrar a progressão da DMRI e, em alguns casos, até recuperar parte da visão. E cada vez mais estão disponíveis tratamentos eficazes e menos invasivos. Para isso, é importante é um diagnóstico precoce e um acompanhamento correto, o que só é possível visitando seu oftalmologista regularmente”, ressaltou a oftalmologista do Grupo Opty.

Sobre o Opty

Anteriormente chamado de Hospital de Olhos do Brasil (HOBrasil), o Grupo Opty nasceu em abril de 2016 a partir da união de médicos oftalmologistas e do fundo de investimento Pátria, dando origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a execução da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando oito empresas oftalmológicas, 1400 colaboradores e 400 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHorc (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília, o Grupo INOB (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC) e o HCLOE (SP) fazem parte dos associados, resultando em 19 unidades de atendimento.

DayHORC
Agência Vilaça
Clicia Marinho: redacao@agenciavilaca.com.br

Grupo Opty – Informações à imprensa
Conteúdo à la carte

Camila Teich: camilateich@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9555-9110|3078-0984
Roberta Spiandorim: robertaspiandorim@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9347-2330 | 3078-0984

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp