Cigarro também é vilão da saúde dos olhos

Por: Ascom / VILAÇA
11/12/2018 - 21:50:03

Além de problemas cardiovasculares e respiratórios, o hábito de fumar pode fragilizar a saúde ocular 

Eunápolis, 10 de dezembro de 2018 – No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 428 pessoas morrem todos os dias por doenças causadas pelo consumo do cigarro. Algumas das doenças mais comuns provocadas pelo tabagismo são as cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que esse tipo de doença mata mais do que qualquer outra patologia no mundo. Além das doenças cardiovasculares, o ato de fumar lança milhares de substâncias químicas na corrente sanguínea e a exposição à fumaça também pode provocar ou agravar problemas oculares, como explica o Dr. Marcos Oliveira, médico oftalmologista do DayHORC, unidade Eunápolis, empresa que compõe o Grupo Opty. “O cigarro possui mais de 4 mil substâncias nocivas à saúde, e o consumo pode agravar problemas oculares como a síndrome do olho seco, glaucoma, catarata ou a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). ”

A DMRI é uma doença que ataca a retina, parte do olho responsável pela captação de imagens que são enviadas para o cérebro, e é acelerada com o consumo do cigarro. “A progressão e o aumento de incidência da DMRI nos fumantes acontece devido aos distúrbios da microcirculação da retina causados pelas substâncias tóxicas do cigarro, bem como pela consequente acumulação de radicais livres.”

 Catarata

É a doença responsável por quase 50% dos casos de cegueira evitável no mundo, conforme dados da OMS, e o seu desenvolvimento pode ser estimulado pelo cigarro. Ao fumar, a pessoa absorve substâncias que alteram o funcionamento do cristalino, área onde a catarata se manifesta. “O cigarro favorece o acúmulo de radicais que, quando produzidos em excesso, podem acelerar o processo degenerativo da catarata”, disse o oftalmologista.

Glaucoma

O cigarro também pode ser um potencializador do glaucoma, doença que se caracteriza pelo aumento da pressão ocular. Isso acontece porque o fumo provoca obstrução de veias e vasos, aumentando a pressão intraocular.

Síndrome dos olhos secos

Ficar exposto à fumaça do cigarro pode provocar a diminuição da lubrificação dos olhos, provocando ressecamento. Uma característica da síndrome do olho seco é ocasionada pela queda na produção de lágrimas pelas glândulas lacrimais, gerando olhos vermelhos e ardência.

Para proteger a saúde dos olhos, umas das medidas imediatas é parar de fumar. Caso tenha predisposição ao desenvolvimento de alguma doença ocular, evite o contato com a fumaça do tabaco e visite o médico oftalmologista regularmente.

Sobre o Opty

Anteriormente chamado de Hospital de Olhos do Brasil (HOBrasil), o Grupo Opty nasceu em abril de 2016 a partir da união de médicos oftalmologistas e do fundo de investimento Pátria, dando origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a execução da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando oito empresas oftalmológicas, 1400 colaboradores e 400 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília, o Grupo INOB (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC) e o HCLOE (SP) fazem parte dos associados, resultando em 19 unidades de atendimento.

DayHORC
Agência Vilaça
Clicia Marinho: redacao@agenciavilaca.com.br

 Grupo Opty – Informações à imprensa
Conteúdo à la carte

Camila Teich: camilateich@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9555-9110|3078-0984
Roberta Spiandorim: robertaspiandorim@conteudoalacarte.com.br | (11) 3078-0984

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp