Estudantes baianos representam o Brasil em competição de robótica no México

Por: Via Press Comunicação
02/05/2016 - 09:48:06

Você já imaginou um robô auxiliando equipes de resgates em situações de desastres como tsunami, terremoto ou desabamento? Esse é o desafio de quatro alunos de Engenharia Mecatrônica da Universidade Salvador (UNIFACS), que viajam para o México no próximo dia 2 de maio para participar do Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia e Robótica.

Lucas Leite, Ramon Valeriano, Brunno Araujo e Luan Passos são estudantes do 6º ao 8º semestre. Juntos, eles têm a missão de desenvolver um robô capaz de localizar vítimas, determinar sua situação, localização e reportar as informações para um teleoperador. “Ele entra primeiro no cenário e já começa imediatamente a compor um mapa do local. Ao mesmo tempo ele passa a obter leituras de gases como CO, gás natural, gases nocivos em geral e O2”, explica o líder de equipe, Lucas Leite. “Mas, nosso robô não realiza o resgate, o objetivo dele é auxiliar as equipes de socorro”, lembra o estudante.

Competição

A competição será sediada na Universidade do Vale do México nos dias 4 e 5 de maio, e testará as habilidades do robô em uma série de desafios de mobilidade como corredores estreitos, blocos simulando destroços e escadas. Para o estudante Lucas, participar da competição traz inúmeras vantagens para todos da equipe.

“Estamos muito ansiosos para conhecer o México. Para dois de nós será a primeira viagem internacional. Além disso, é um diferencial não só no currículo, mas também na nossa experiência e maturidade como engenheiros”, disse o líder. Ele conta ainda que o projeto já ajudou um dos membros da equipe a conquistar um estágio.

O estudante também atribui a oportunidade à universidade. “A instituição mostra seu comprometimento e a excelente qualidade de seus alunos e laboratórios. Estamos batalhando para trazer esse troféu para casa”, destacou. Sobre as expectativas após a competição, a equipe já tem planos. “Nas nossas pesquisas não encontramos projetos similares no Brasil, então temos a intenção de publicar todo o projeto e mostrar nosso desenvolvimento”, revelou.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp