Praga criada por brasileiros se espalha pelo bate-papo do Facebook

Por: Da redação do UOL
21/06/2011 - 20:25:20

Click no link abaixo e vejam imagens de outras pragas virtuais
http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/06/21/praga-criada-por-brasileiros-se-espalha-pelo-bate-papo-do-facebook.jhtm

Uma praga virtual (worm), desenvolvida por cibercriminosos brasileiros, está se espalhando pelo serviço de bate-papo do Facebook. A descoberta, feita pelo Kaspersky Lab (empresa que vende soluções de antivírus), foi divulgada nesta terça-feira (21) e reportada para a rede social.

O worm, basicamente, é um programa malicioso que se espalha automaticamente numa rede – no caso do Facebook, ele vai para todos os contatos do usuário que estiverem online no bate-papo da rede social.  Ele manda a seguinte mensagem para os contatos: “kkkk comedia demais, vc viu o video do bêbado [link malicioso]”.

De acordo com a empresa de segurança, a praga é instalada no computador e baixa outros arquivos maliciosos – como programas para monitoramento de movimentações bancárias e vírus que capturam o login e senha de redes sociais. A mensagem com o worm pode se espalhar para os contatos do GTalk, Windows Live Messenger, Twitter e Orkut.

Além do bate-papo, a contaminação ocorre também por meio de um ataque chamado drive-by-download. Os cibercriminosos, a partir de uma página falsa, solicitam que o usuário baixe um aplicativo malicioso.

Apesar do crescimento do Facebook no Brasil, segundo Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab, poucas pessoas foram infectadas.  “Registramos infecções de usuários no Brasil e em Portugal, mas o número de vítimas é pequeno porque reportamos o problema ao Facebook, que tem bloqueado o link.”

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp