Desfile de 7 de setembro é marcado por civismo e pedidos de paz - NossaCara.com

Desfile de 7 de setembro é marcado por civismo e pedidos de paz

Por: NossaCara.com
Data: 07/09/2009 - 20:33:48

Por: Clícia Marinho

Sob sol forte, centenas de pessoas assistiram na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro, ao desfile cívico em comemoração aos 187 anos de Independência do Brasil. Com o tema: “Fraternidade e Segurança Pública”, o desfile teve início com execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira na Praça Eunápio Peltier, com o prefeito Robério Oliveira, a vice-prefeita Maria Menezes e o major Roberto Oliveira da 7ª CIPM.

A Avenida Porto Seguro foi tomada pelas corporações das escolas municipais e estaduais,

Desbravadores Adventistas, Guarda Mirim, Ordem DeMolay, Banda Marcial de Eunápolis, Secretaria de Educação e Saúde, grupos de arte, cultura e folclore, o esporte eunapolitano, APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social do município e a equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Todos engajados no patriotismo do 7 de setembro, mantendo acesa a chama da memória cívica.

O grito de Independência de 1822 foi repetido hoje por adultos e crianças pela paz em Eunápolis, mas com tom ao âmbito nacional também. Com disciplina e criatividade, os pelotões retratavam os inúmeros tipos de violência contra a mulher, criança, jovens e idosos. Por meio de faixas, cartazes e frases de efeito, o ato cívico frisou a importância de uma sociedade mais fraterna, segura e justa.

No palanque, montado nos cruzamento da Avenida Porto Seguro e com a Duque de Caxias, autoridades se posicionaram para prestigiarem o desfile, entre elas a primeira-dama Claudia Oliveira, secretários municipais, os vereadores Ubaldo Suzart, Zé Miranda e Ruth Contadora. Em pequeno discurso, o prefeito destacou que o “7 de setembro é uma homenagem a quem no passado nos libertou do colonizador”.

A equipe da limpeza municipal foi o último pelotão a desfilar, essencial também para celebração cívica que assumiu a avenida. Com pouco mais de três horas de duração, a parada de 7 de setembro foi mais um dia de resgate do civismo para as famílias eunapolitanas, que demonstraram que este não é apenas mais um feriado.



Fotos: João Luz

Comentários:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE