Ciúmes patológico psicanálise

Por: Júlia Pautas
06/02/2023 - 17:14:33

Ciúmes vistos de forma psicanalista 

Todas as pessoas já tiveram o sentimento de ciúme algum dia na vida, seja dos pais, amigos, ou o mais frequente, do parceiro amoroso. Nos dias atuais, até as redes sociais podem fazer com que esse sentimento aflore dentro de nós e isso algum dia pode nos atrapalhar em alguma questão.

Se você perguntar a um psicanalista o significado de ciúme e porque o sentimos, ele poderá dizer que esse tipo de sentimento é basicamente como qualquer outro e retrata o medo de perder alguém ou alguma coisa e também a raiva daquele que pode roubar de você.

É a questão de casais que caem na rotina e consequentemente vão em busca de realizar seus desejos com outras pessoas. Homens que se tornam velho rico ou mulher sugar baby. Começando um relacionamento em busca de interesses individuais.

 Apesar de ninguém gostar de senti-lo, é provável que todas as pessoas em algum momento demonstram algum tipo de ciúme. A inexistência deste sentimento, em alguns casos pode ser um indício para uma repressão em excesso. 

Será que o ciúme pode ser algo excessivo? Alguns psicanalistas consideram que conseguimos distinguir três níveis distintos de ciúme: o normal ou competitivo, o projetado e o ciúme delirante. 

 Antes de começarmos a exemplificar cada tipo de ciúme, é importante salientar que de acordo com a psicanálise, todo o tipo de ciúme é primordialmente inconsciente.

No nível normal ou competitivo, a pessoa vivencia a dor narcísica da perda de alguma coisa, variando entre o luto e sentimento de abandono.

O projeto acontece quando o próprio interesse do indivíduo é projetado no outro. É aquela questão de que a pessoa tem a vontade de trair e, consequentemente, imagina que o outro também sinta essa mesma vontade.

Na questão do delirante, é um ciúme mais avançado, dificultando um relacionamento amoroso de forma autêntica, pelo fato da pessoa ficar focada nas suas próprias emoções, não sendo capaz de vivenciar a realidade como ela é.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp