Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada reúne técnicos e estudantes em um só lugar

Por: Ascom / Fenicafé
07/04/2022 - 06:07:14

O simpósio faz parte da programação da Fenicafé

Por: Lilian Rodrigues

“Este evento estava fechado para 2020 e tivemos que cancelar um dia antes da sua realização. Optamos por não fazê-lo de forma remota, mas dois anos depois estamos aqui, juntos novamente. O foco principal das palestras neste segundo dia de Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura - está voltado para a irrigação, apresentando ferramentas da cafeicultura, com ênfase no uso racional da água”, explica o professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes, pró-reitor de pesquisas da Uniube e coordenador do simpósio.

Fernandes conta ainda um pouco da trajetória da Fenicafé nas últimas 24 edições. Segundo ele, a feira cresceu junto com a área plantada de café irrigado em todo território brasileiro. “Em 1995, tínhamos em torno de cinco mil hectares de café irrigados no Brasil, hoje atinge uma área de 450 mil hectares plantados. Muita coisa do que mudou na cafeicultura irrigada no Brasil foi discutida aqui na Fenicafé”.

O especialista explica que a feira vai muito além da irrigação, ela abrange o agronegócio como um todo. “Hoje o café já é a terceira maior cultura irrigada do país, perdendo apenas para o arroz e cana de açúcar. Tudo isso, graças às discussões que temos neste evento”, analisa.

Para o presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), professor Dr. Everardo Mantovani, a Fenicafé tem um significado muito importante para a cafeicultura. “A cultura do café tem uma expansão muito grande, pois permite um jogo de sistema de irrigação dos mais diversos, entre elas pivô central, irrigação localizada, superficial, subterrânea, aspersão e até sistemas mais simples como o de tripa”.

“Devemos destacar também o setor de pesquisa. É através de novos produtos e novas tecnologias que vamos possibilitar uma melhoria na eficiência da produção. Quando aliamos as duas vertentes (ciência e tecnologia) estamos mexendo com variáveis que influenciam a economia e a qualidade do produto em longo prazo”, analisa Jamilsen de Freitas Santos, da Embrapa Café, durante abertura do Simpósio.

Já o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Garcia, afirma que nada disso seria possível se não fosse pelo público presente, que todos os anos prestigiam a maior feira da cafeicultura irrigada do país. “Todos os anos, recebemos visitantes de várias áreas produtoras do Brasil e isso nos motiva a trabalhar mais para garantir um próximo evento ainda melhor”.

 

O Simpósio Brasileiro de Cafeicultura Irrigada tem por objetivo a discussão e a divulgação de técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada.

FENICAFÉ - A feira é voltada para a cafeicultura irrigada incluindo o processo de cultivo, plantio, manejo e colheita. É também um local para a divulgação de pesquisas e uma vitrine para as empresas expositoras que produzem produtos voltados para a cafeicultura. O evento atrai todos os anos um público bem específico – produtores, pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes que buscam conhecimentos na área de irrigação e cultivo de café. Todos os anos, passam pela Fenicafé um público de mais de 20 mil pessoas, durante os três dias de evento.

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Fenicafé 2022 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 05, 06 e 07 de abril de 2022

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Entrada franca para visitação

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, Instagram: @fenicafé www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp