Estudo em microbiomas visa complementar as funções da planta

Por: Lilian Rodrigues
07/04/2022 - 21:48:33

Especialista detalha a importância do mapeamento genético da planta para a agricultura

“A agricultura se desenvolveu muito nos últimos 150 anos.  Quando combinamos tecnologia com genótipos melhores, aumentamos o rendimento”. É o que garante o Engenheiro Agrônomo Dr. Rodrigo Mendes, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa/Meio Ambiente -  que falou sobre a “Importância da preservação dos microrganismos do solo para o desenvolvimento das plantas”, durante a Fenicafé - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que se encerra hoje em Araguari, no Triângulo Mineiro. A palestra faz parte do workshop: “Uso de produtos biológicos no sistema de produção do cafeeiro”

Segundo Mendes, a falta de atenção do componente biológico pode ser um problema grave. “Se olharmos profissionalmente sabemos como manejar a química do solo. Existe uma expectativa com relação a isso. A dimensão biológica é sem dúvida muito mais complexa que a dimensão química”, detalha. Nesse contexto, o estudo do microbioma visa proteger as plantas contra doenças e também no processo de nutrição. “Os estudos da Embrapa usam a mesma técnica usada para o mapeamento do genoma humano, como ideia de criar uma extensão do genoma da planta”, explica, dizendo que são conhecidos apenas 1% de dos microbiomas existentes. “Os outros 99% são desconhecidos e ainda não sabemos para que serve. Os microbiomas vem para complementar as funções da planta” .

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Fenicafé 2022 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 05, 06 e 07 de abril de 2022

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Entrada franca para visitação e palestras

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, Instagram: @fenicafé www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.

Por: Lilian Rodrigues
Assessoria de Comunicação da Fenicafé

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp