.gif)
Por: Teoney Guerra
Blog Fatos e Negócios
No domingo, o Blog Fatos e Negócios postou notícia sobre a quebra na safra 2012/13 do café conilon na região. Na ocasião, noticiamos que as informações eram meio desencontradas entre os próprios produtores, que acusavam quebras de até 40%.
Nesta terça-feira, a reportagem do Blog falou com Ricardo Covre, cafeicultor de Itabela e representante da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), junto à Comissão Nacional do Café (CNC), órgão da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
O representante do agronegócio café confirmou o desencontro de informações entre os próprios produtores, mas disse acreditar que a quebra atinja, no máximo, 30%, talvez menos.
Uma preocupação de Ricardo, diz respeito aos danos que a safra do próximo ano pode vir a ter, em razão dos mesmos problemas que causaram a quebra na safra. O cafeicultor afirma que a estiagem que assolou a região no verão passado, além de prejudicar a atual safra, causou também alguns danos aos cafezais, daí essa preocupação.
Porém, o produtor afirmou que essa quebra não implica no mesmo percentual de queda na produção, pelo menos em Itabela, uma vez que “muitos produtores entraram na lavoura do café, e a colheita nessas áreas novas – que produzem pela primeira vez - pode compensar boa parte da perda”, garantiu.
“Só teremos dados concretos mais adiante, depois do fechamento da safra”, esclareceu, indicando o mês de julho como o tempo certo para uma avaliação mais segura da quebra de safra e da produção.