
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO
O francês Lilian Calmejane (Direct Energie), de 24 anos, conquistou neste sábado (8 de julho) a 8ª etapa do Tour de France com uma vitória solo. Calmejane cruzou com vantagem de 37 segundos depois de atacar forte na etapa de montanha que percorreu 187,5 km, de Dôle a Les Rousses. Robert Gesink (LottoNL-Jumbo) foi o 2º e Guillaume Martin (Wanty Groupe-Gobert) o 3º.
Calmejane estava no grupo escapado que se formou na metade da etapa e, depois, sobreviveu com mais cinco adversários na última escalada do dia, ao Cote de la Combe de Laisa – Les Mounes (1202 m), com 11,7 km a 6,4% de inclinação. A 18 km da meta, o jovem francês acelerou e, depois de muito esforço para se manter na ponta, com direito até mesmo a câimbras, conquistou sua segunda vitória Grand Tour (a primeira foi na Volta a Espanha, em 2016.)
Com a vitória, Calmejane faturou tanto a camisa de bolinhas vermelhas de líder da classificação de montanha quanto a camisa branca de melhor jovem, que estavam com Fabio Aru (Astana) e Simon Yates (Orica-Scott), respectivamente.
Na classificação geral, Chris Froome (Sky), protegido pela equipe, trabalhou para neutralizar Serge Pauwels (Dimension Data), que poderia ser uma ameaça, além de impor um forte ritmo ao pelotão, o que desencorajou qualquer tentativa de ataque.
Froome permanece com os mesmos 12 segundos de vantagem com a camisa amarela, com o colega de equipe Geraint Thomas em 2º. Fabio Aru (Astana) é o 3º, a 14 segundos.
Neste domingo (9 de julho) o pelotão enfrenta uma das etapas mais duras do Tour de France 2017, ainda mais após oito dias seguidos na estrada, a maioria com etapas com mais de 200 km.
A 9ª etapa, com 4.600 metros de subida acumulada, já começa com rampa. Com sete escaladas, três delas HC, o percurso de 181 km entre Nantua e Chambéry, passa pelo Col de la Biche e pelo Grand Colombier, que tem trechos com até 20% de inclinação.
Depois da descida do Colombier, há o Mont du Chat, já percorrido na Criterium du Dauphine no mês passado. Após a dura subida de 8,7 km com média de 10,3% há uma descida técnica que promete mais emoção.
TOP 10 DA ETAPA
1 Lilian Calmejane (Fra) Direct Energie 4:30:29
2 Robert Gesink (Hol) Team LottoNl-Jumbo 0:00:37
3 Guillaume Martin (Fra) Wanty – Groupe Gobert 0:00:50
4 Nicolas Roche (Irl) BMC Racing Team m.t.
5 Roman Kreuziger (Tche) Orica-Scott m.t.
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team m.t.
7 Michael Valgren Andersen (Din) Astana m.t.
8 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe m.t.
9 Nathan Brown (EUA) Cannondale-Drapac m.t.
10 Romain Hardy (Fra) Team Fortuneo – Oscaro m.t.
TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 33:19:10
2 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 0:00:12
3 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:00:14
4 Daniel Martin (Irl) Quick-Step Floors 0:00:25
5 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:00:39
6 Simon Yates (GBr) Orica-Scott 0:00:43
7 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:00:47
8 Alberto Contador (Esp) Trek-Segafredo 0:00:52
9 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:54
10 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe 0:01:01