Plenário do Legislativo de Eunápolis usa amarelo para marcar o mês de prevenção ao suicídio

Por: Ascom / CME
17/09/2022 - 07:51:42

Por: Ascom/Câmara Municipal de Eunápolis

O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção ao suicídio. Este ano, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. Para marcar a luta contra o suicídio, o plenário do Legislativo de Eunápolis foi decorado com bolas amarelas, que é a cor da campanha, desta terça-feira, 13 de setembro, até o dia 30.

De acordo com a Mesa Diretora, a campanha deve ser realizada, anualmente, na semana que contemple o dia 10 de setembro, data correspondente ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Esta atividade serve para alertar e promover o debate a respeito do suicídio e suas possíveis causas; ampliar a divulgação e exposição do tema; alertar a respeito dos principais sintomas, comportamentos e para a necessidade de reconhecimento e intervenção precoce.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

“O suicídio é uma questão complexa e, deste modo, necessita da colaboração dos múltiplos setores da sociedade, principalmente do Estado, com esforços voltados à prevenção, conscientização e incentivo à vida para que, assim, possamos enfrentar esse grave problema de saúde pública”, justifica o vereador professor Tiago Mota (Republicanos).

DIA MUNDIAL

Com objetivo de aumentar a conscientização da população mundial sobre a prevenção ao suicídio, foi criado, em 2003, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (DMPS), a ser celebrado no dia 10 de setembro. A construção de políticas públicas nas mais diversas áreas pode ser um meio para prevenir suicídios e chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde mental.
 

HOMENAGEM

No espaço do grande expediente, o plenário da Casa, com 14 vereadores presentes, homenageou a funcionária pública Edilene Maria de Jesus pela conquista do terceiro lugar, na sua categoria, ao completar a Maratona da cidade de Vitória (ES), realizada neste domingo, dia 11 de setembro.

Edilene, que também é professora e atleta, concluiu a prova em quatro horas e 22 minutos e subiu ao pódio para receber o troféu. Outras duas pessoas de Eunápolis também correram a maratona: Edna Dantas e Nilton Silva.Todos esses atletas participam do grupo de corrida Crew Soft Run.

 
INDICAÇÃO

Nesta mesma sessão os vereadores aprovaram indicação de número 74/2022, de autoria de Renato Bromochenkel, que sugere ao Poder Executivo a realização dos serviços de iluminação pública na entrada do Bairro Delta Park em conexão com a Urbis III, onde, segundo ele, “os moradores da localidade estão sofrendo com a insegurança do local”.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp