Evento promovido pela associação Ginga Eunápolis e participação dos Tigres de Goiás celebrou a cultura, a formação de mestres e o espírito de união da capoeira brasileira
Por: Urbino Brito
Nos dias 10, 11 e 12 de julho, a tradicional Praia da Barra, em Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália (BA), se transformou em um grande terreiro de cultura, resistência e celebração com a realização do Primeiro Encontro Nacional de Capoeira, promovido pela Associação de Capoeira Ginga Eunápolis, sob a liderança do Mestre Eudochio (Eudocio Rodrigues Reis), e com a participaação da Associação Tigres de Goiás.
O evento reuniu 298 capoeiristas de 32 cidades, vindos dos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Entre os municípios participantes estavam Eunápolis, Belmonte, Porto Seguro e os distritos de Arraial d'Ajuda e Trancoso, demonstrando a força da capoeira no Extremo Sul baiano e o alcance nacional do encontro.
Um dos destaques do evento foi a presença do renomado mestre Tiãozinho, representante da Confederação Brasileira de Capoeira, que prestigiou as atividades e reforçou a importância de encontros como este para a valorização e profissionalização da capoeira em todo o país.
Durante os três dias de programação intensa, os participantes vivenciaram momentos de troca de cordéis, aulas práticas, rodas abertas, além de palestras sobre capoeira regional – vertente tradicional desenvolvida pelo Mestre Bimba. O evento também promoveu formações de novos mestres, reconhecendo o trabalho e a dedicação de importantes nomes da capoeira.
Mais do que um evento técnico, o encontro teve como propósito fortalecer os laços de amizade, estimular o intercâmbio entre diferentes grupos e manter viva a essência coletiva e fraterna da capoeira. Houve ainda apresentações culturais, confraternizações e momentos de integração com a natureza, aproveitando o cenário paradisíaco da Praia de Coroa Vermelha, um local de grande significado histórico e espiritual para o povo brasileiro, pois nesse local foi fincada a primeira cruz no Brasil.
O evento foi um sucesso graças à dedicação do Mestre Eudocio e sua equipe, que não mediram esforços para acolher os participantes e garantir uma estrutura organizada, segura e acolhedora. Com esse encontro, a capoeira reafirma seu papel como arte marcial, manifestação cultural, ferramenta de inclusão social e símbolo da identidade brasileira.
Estiveram presentes nesse evento osseguintes mestres
Tiãozinho -R epresentante da Confederação Brasileira de Capoeira
Pequeno - Representante da cidade de Goiânia
Paulinho - Representante da cidade de São Paulo
Cobrão - Representante da cidade Tocantins
Curió - Representante da cidade de livramento
Espinho - Representante da cidade de Goiás
Zé do Berimbau - Representante da cidade de Porto seguro
Mestre Zecão - Representante o distrito de Trancoso
Lúcio (contra mestre) - Representante da cidade de Belmonte
Danilo - Representante da cidade de Eunápolis
Eudochio - Organiador do evento