Na sexta-feira, dia 17, o Instituto Ecoar realizou a segunda e última apresentação do Concerto de Primavera IPÁ 2025. Com a casa cheia, o espetáculo foi ovacionado pelos presentes que se emocionaram com a apresentação que contou com Jazz Band convidada, além do Coral Amigos de Porto Seguro, Camerata Jovem Ecoar e Cia Jovem de Dança Ecoar.
Segundo a Presidente do Instituto Ecoar, Carla Nunes, foi uma alegria muito grande ver a casa cheia. “Só tenho a agradecer a cada um dos presentes – tanto na quinta como na sexta-feira – que acreditaram no trabalho da Ecoar. O espetáculo foi feito a várias mãos e o resultado estamos colhendo: casa cheia e elogios. Tenho que agradecer aos colaboradores e a Pepe Semenzato, que concebeu essa linda obra”, declarou.
Impressões
Representando a Prefeitura de Porto Seguro, o secretário adjunto de Turismo e Cultura, Alexandre Monteiro Brito ressaltou a qualidade técnica do IPÁ. “Foi um espetáculo sensacional. É um motivo de muita felicidade e alegria estar presente e presenciar esse grande espetáculo. Não podemos deixar de destacar a sensibilidade da gestão, que busca dar todo o apoio e o amparo, por meio da Secretaria de Turismo e Superintendência de Cultura, para fortalecer ainda mais a cultura em nosso município é de grande valia. Ter a presença de tão bons artistas sob a batuta de Pepe Semenzato é incrível”, salientou.
Outro patrocinador, Luigi Rotunno disse que a única forma de descrever o IPÁ é um espetáculo mágico. “A apresentação realmente nos transportou para um novo universo. A gente descobre o significado da palavra IPÁ, no início do show. E é totalmente transformador, porque são vários espetáculos e um único espetáculo. A Ecoar está de parabéns. Gosto dessa cultura que faz refletir e isso que a gente vê em IPÁ. Como patrocinador, sinto orgulho porque ajudamos a plantar uma pequena semente, com o esse incentivo à cultura”, comentou, parabenizando todo o elenco.
Acessibilidade
Helen Oliveira é tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e foi uma das colaboradoras do espetáculo. Ela conta que trabalhar no Concerto da Primavera foi uma oportunidade maravilhosa, A mistura de linguagens - expressão corporal, a música sinfônica e coral foi emocionante. Enquanto intérprete, penso na reação de pessoas surdas em estar em um local que oferece acessibilidade. Saber que o projeto tem a preocupação em oferecer esse acesso à cultura é excelente. Como espectadora, digo que o espetáculo foi impactante, e me emocionei ao assistir”, concluiu.
Apoiador do Concerto de Primavera e da Cultura de Porto Seguro e região, o diretor geral da TV Porto, Giovanni Rodigheri foi conferir de perto o evento e saiu da sala de espetáculos extasiado. “Já assisti grandes espetáculos em grandes teatros e chegar aqui, e ver um trabalho com essa qualidade é sensacional. Vim com minha filha com 15 anos e a sensação dela também é essa: emoção. A gente não imaginava se deparar com algo tão impressionante. São expressões artísticas que tem que ser levadas para outros lugares do País”, concluiu.