.gif)
Por: Teoney Guerra
Realizada em Eunápolis, no sábado, dia 10, a segunda prova do Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade 2010. A primeira foi realizada em Santo Antônio de Jesus, no dia 6 de março.
A realização da prova no município, foi comemorada pelo Zaga Moto Clube de Eunápolis, organizador da competição, por tê-la trazido novamente para Eunápolis, cinco anos após o município tê-la perdido para Porto Seguro.
Além dessa importante conquista, os organizadores comemoraram também o sucesso da sua realização. Setenta e três pilotos de mais de trinta cidades da Bahia, entre elas: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Paulo Afonso, Barreiras, Santo Antônio de Jesus e da região, como Eunápolis, Porto Seguro, Prado, Itabela e Arraial d’Ajuda participaram da competição que foi considerada muito difícil, com muitas subidas, descidas e áreas alagadas, de muita lama.
A prova que tem o trajeto mais longo de todas a serem realizadas este ano, com 133 quilômetros de extensão, foi realizada em duas etapas que contam pontos para o campeonato. A primeira iniciada às 8h30 minutos, com a largada do primeiro piloto, da praça Dr. Eunápio Peltier de Queiroz – praça da Bandeira -, tendo sido concluída por volta das 11h30minutos. Após um neutro – intervalo – de 40 minutos, foi iniciada a segunda etapa, às 12h10 minutos, que terminou por volta das 15h30 minutos.
A corrida teve duas fases bem distintas. A primeira, em terreno menos acidentado, com um grau de dificuldade médio. Porém, a segunda foi muito “seletiva”, como classificaram vários pilotos, em terreno muito acidentado, com subidas e descidas íngremes, além de áreas alagadas, com muita lama.
Apesar de muito desgastante para pilotos e máquinas, a corrida apresentou apenas duas quebras, um número baixo, de acordo com o diretor da prova, o atual campeão baiano Thiago Gava. Não ocorreram acidentes graves. Apenas algumas quedas, o que é normal nesse tipo de competição.
Toda a organização e realização do evento, desde o briefing – reunião na véspera da corrida quanto é feito o credenciamento e a entrega da programação do computador de bordo e repassadas informações sobre a prova -, até a entrega dos troféus, transcorreu de acordo com o que foi planejado, sem atrasos nem incidentes, o que fez com que a organização, pilotos e o presidente da Federação, José Carlos Ribeiro (Zé do Rádio, como é mais conhecido), considerasse o evento como sucesso absoluto. Veja os depoimentos, abaixo.
Acessem o link abaixo e tenha acesso a todos os resultados da prova no site da Federação Bahiana de Motociclismo
http://www.fbm.com.br/Res_ER.html
DEPOIMENTOS
Jorge David Mendonça, presidente de Zaga Moto Clube
A gente teve muita sorte em fazer esse evento que fugiu de Eunápolis há cinco anos. Todo ano essa prova érea feita aqui em Eunápolis, porém, o outro clube de motociclismo que organizava a levou para Porto Seguro. Agora, nós resgatamos a etapa do campeonato baiano de regularidade para nossa cidade. O que é uma satisfação muito grande para nós, do Zaga Moto Clube.
A prova foi muito boa. Poderia ser ainda melhor se tivesse chovido, porque daria mais emoção, mais adrenalina para os pilotos, fotógrafos e cinegrafistas. Além disso, não houve nenhum incidente ou acidente grave.
Eu não acompanhei bem de perto os pilotos nas suas conversas, mas ouvi dizerem que, no final da prova, onde a gente puxou mais, alguns pilotos sentiram um pouco o grau de dificuldade. Mas isso faz parte. As dificuldades foram para todos, e isso é o que diferencia a categoria a que cada um pertence.
No final do ano, em dezembro, nós vamos reivindicar junto à federação, a realização da prova aqui em Eunápolis novamente. Existe uma disputa bem acirrada por essa prova, mas nós vamos lutar para trazer de novo. Mas isso é uma decisão a ser tomada pela diretoria. Estamos otimistas de conseguir essa etapa para nossa cidade novamente.
Thiago Gava, diretor da prova
A prova foi um sucesso. No ponto de vista dos pilotos teve uma primeira etapa light, e a segunda mais difícil. Mas, de uma forma geral, os pilotos elogiaram muito a trilha, com muita ladeira, muita subida, descida, lama, e exigiu dos pilotos muita técnica e bom preparo físico, e assim atingiu o que a gente esperava, foi excelente.
Sílvio Naziozeno – representante da organização da prova
A organização da prova foi um sucesso, apesar de ter sido a primeira vez que a realizamos. Mas, todos os pilotos elogiaram o nível da organização, de uma forma geral, e a realização da prova, que teve uma parte mais leve, depois outra bem mais difícil.
Tivemos bastante trabalho; cada um nervoso, preocupado em fazer o melhor possível a sua parte, mas no final nos agradou bem como aos pilotos e à Federação Baiana. O resultado foi ótimo.
José Carlos Ribeiro (Zé do Rádio), presidente da Federação Baiana de Motociclismo
A prova foi excelente; sucesso total, É pena que essa chuva que caiu no Rio de Janeiro e em algumas regiões da Bahia, teve um reflexo nessa prova, porque toda mídia noticiou que essa chuva estava se deslocando para o sul da Bahia e, infelizmente, alguns pilotos cuja presença era garantida na prova não vieram, temerosos dos riscos de viagem na estrada. Na sesta-feira, por exemplo, para eu ir para o aeroporto embarcar para vir para cá, enfrentei muita chuva. Salvador estava literalmente parada, e por isso quase perdi o vôo. Isso fez com que alguns pilotos de lá e daquela região não viessem. Esse foi o único ponto negativo, mas o pessoal da organização não tem culpa nenhuma.
Mas a prova foi espetacular, a organização privilegiada, dando uma atenção muito grande à prova, e o cuidado que todo organizador deve ter.
Não houve nenhum recurso. O resultado foi apresentado no horário, e só elogios, têm sido feitos.
A realização da prova aqui em Eunápolis no próximo ano, vai depender da Assembléia que é realizada para esse fim, e essa decisão é tomada por votação. Um dos critérios a serem considerados é a organização dessa prova, e com o sucesso que foi, as possibilidades dela ser realizada aqui no ano que vem são grandes.
Meu posicionamento será pela manutenção da prova aqui, mas o resultado da Assembléia que é formada pela diretoria e presidentes de clubes, é soberano. Vamos aguardar.