Clima seco avança em sete estados do Nordeste e Sudeste brasileiros, em julho

Por: Portal / Brasil 61
26/08/2020 - 22:43:48

Plataforma da Agência Nacional de Águas mostra que todo Mato Grosso do Sul sofre com a estiagem

Por: Daniel Marques

Em julho, mês historicamente marcado pela falta de chuvas na maior parte do Sudeste e Nordeste, sete estados brasileiros registraram aumento da seca: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins. Os dados são do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em quatro estados foi registrada diminuição da seca: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No litoral leste do Nordeste, do Rio Grande do Norte até a Bahia, julho é considerado um mês chuvoso. 

Seca afeta colheita de soja e milho e indenizações devem chegar a R$ 1,9 bi no RS

Resolução do Banco Central permite renegociação de financiamento agricultores familiares afetados pela seca

Programa Monitor de Seca avaliará estiagem em 14 estados e DF

A partir de julho, o Monitor de Secas começou a monitorar também as chuvas no Mato Grosso do Sul. No mês passado, todo o estado sofreu com secas, sendo o único monitorado a registrar o fenômeno em todo o território, sendo que em parte da região do Paranaíba foi registrada seca extrema. O restante do estado ou registrou seca moderada ou seca grave.

A ferramenta tem o objetivo de ajudar na formulação de políticas públicas voltadas ao combate à seca. A plataforma cobre um total de seis estados mais o Distrito Federal. Os três estados da região Sul já receberam treinamento e se preparam para integrar a plataforma nos próximos meses.

Fonte: Brasil 61

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp