Ciúmes em excesso, o que você precisa saber para evitá-lo

Por: Júlia Pautas
18/05/2022 - 07:09:41

Entenda a diferença entre o ciúme saudável e o excessivo!

Sentir ciúmes é natural, e todo ser humano já sentiu ciúmes de alguém em algum momento da vida.

Porém, quando o ciúme passa da dose, se tornando alto patológico, além do limite saudável, ele se torna um grande problema nos relacionamentos, sendo considerado um ciúme excessivo ou obsessivo, que na maioria das vezes não possui fundamentos.

O ciúme excessivo normalmente se baseia na possibilidade de infidelidade do parceiro. Às vezes pode existir indícios de traição, que mexe com a cabeça das pessoas, porém em outras vezes, não há sequer a vontade do parceiro em trair, porém as pessoas ciumentas excessivas, passam a mentalizar e fantasiar uma possibilidade de traição.

Isso gera um sofrimento gigantesco para ambas as partes de uma relação, pois o ciumento passa a viver o tempo todo nervoso, com a sensação de dúvida e de que está sendo enganado, enquanto a outra pessoa vive se sentindo culpado, perseguido e vigiado o tempo todo.

O resultado desse excesso de ciúmes é um ciclo destrutivo de relações, onde todas elas acabam levando ao rompimento.

O excesso de ciúmes pode ocorrer em qualquer tipo de relação, não só entre casais comuns, mas também em relações abertas, entre familiares, entre amigos, em relação com o mundo sugar, com colegas de trabalho, etc.

Para entender a diferença entre o ciúme excessivo e o ciúme considerado saudável, é importante estar atento aos sinais.

Normalmente o ciúme saudável é aquele ciúme que o medo de perder a pessoa não atrapalha a relação nem a forma em que se consegue raciocinar e agir. 

Faz parte do ser humano querer manter as pessoas que ama próximo, e é isso que o ciúme saudável irá tentar, tentar deixar a pessoa próxima de você, mas sem controlar a vida dela.

Por fim, o ciúme saudável nunca deixa o parceiro desconfortável com qualquer situação, nem faz ele sentir que perdeu a privacidade.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp