“Fatos” Históricos Que Nunca Aconteceram

Por: Portal / Dasafio Mundial
03/12/2022 - 18:12:29

Ouvimos desde a época da escola que a história é escrita pelos vencedores. Embora essa afirmação possa ser parcialmente verdadeira, mesmo os vencedores costumam espalhar mitos que de alguma forma se transformam em "fatos" bem conhecidos.

Albert Einstein foi realmente reprovado em matemática? A gripe espanhola teve mesmo início na Espanha? Talvez você fique surpreso em saber disso, mas esses são apenas alguns exemplos de histórias que você cresceu acreditando que eram reais e, na verdade, foram mal contadas.

Napoleão Bonaparte era baixo

Embora Napoleão Bonaparte seja descrito como um gênio militar com um "complexo de homenzinho", ele não era tão baixo quanto muitos acreditam. Isso porque Napoleão media 5,2 pés franceses – o que equivale a 5,65 pés no atual sistema internacional de medidas, ou 1,68 metro no padrão que usamos no Brasil.

Ou seja, na época, ele era mais alto do que a altura média dos homens franceses, que era cerca de 1,65. Embora Napoleão tenha recebido o apelido pelos seus soldados de "Le Petit Caporal" (O Pequeno Cabo), acredita-se que esse era um termo meramente afetivo e sem relação com sua altura.

A gripe espanhola teve origem na Espanha

Inicialmente conhecida como "febre de três dias", esta pandemia matou cerca de 50 milhões de pessoas apenas no ano de 1918. Tornou-se conhecida como Gripe Espanhola, provavelmente porque a Espanha foi um dos primeiros países a ser atingido com força pela pandemia. A gripe conseguiu até mesmo afetar o rei da Espanha, que adoeceu.

Embora seja quase impossível identificar exatamente onde a gripe espanhola se originou, John Barry, autor do livro The Great Influenza, propôs que o primeiro caso realmente ocorreu no condado de Haskell, Kansas, nos Estados Unidos.

Cristóvão Colombo descobriu a América do Norte

Cristóvão Colombo não descobriu a América do Norte, apenas explorou o Caribe, a América Central e a América do Sul. Na verdade, ele nunca pôs os pés na América do Norte. No entanto, há um feriado nos Estados Unidos que proclama que sim. Além disso, há provas de que os europeus chegaram à América do Norte 500 anos antes de Colombo e eram vikings.

Existem oito construções Viking na ilha canadense de Newfoundland, que agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Acredita-se que este foi um ponto de parada de inverno onde os vikings usariam as árvores ao redor para consertar navios e esperar o mau tempo.

Albert Einstein reprovou em matemática

O suposto fato de Albert Einstein ter sido reprovado em matemática em sua época de escola nada mais é do que uma história que as pessoas contam umas às outras para que não se sintam mal por não serem boas em alguma coisa. Ao contrário do que muitos contam, Einstein sempre foi excelente em matemática.

Questionado sobre os boatos, Einstein rejeitou a história e disse: "Nunca fui reprovado em matemática. Antes dos 15 anos, tinha dominado cálculo diferencial e integral". Seu certificado da escola, que ele recebeu aos 17, também mostra que ele tinha as notas mais altas em álgebra e geometria.

Os vikings usavam capacetes com chifres

Na cultura popular, os vikings costumam ser retratados como grandes homens com barbas espessas e capacetes com chifres. Porém, não há evidências arqueológicas de que esses nórdicos usavam elmos com chifres. O que foi descoberto, no entanto, é que os guerreiros Viking não usavam nenhum capacete ou touca de couro.

Esta falsa imagem de Vikings usando estes capacetes em particular remonta ao século XIX, quando o pintor sueco Gustav Malmströmstems os incluiu em suas obras. Esta ideia foi estabelecida em algumas das óperas de Wagner que tinham personagens vikings usando capacetes com chifres.

Os judeus construíram as pirâmides

Amihai Mazar, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, concluiu recentemente que os judeus não construíram as pirâmides egípcias. Mazar afirma que esse mito foi introduzido pelo ex-primeiro-ministro israelense Menachem Begin quando visitou o Egito em 1977. Mazar explicou após estudos que "nenhum judeu construiu as pirâmides porque não existiam judeus no período em que as pirâmides foram construídas."

De acordo com Dieter Wildung, um ex-diretor do Museu Egípcio de Berlim, outras evidências arqueológicas mostraram que os próprios egípcios construíram as pirâmides: "O mito dos escravos construindo pirâmides é apenas matéria de tabloides e de Hollywood [...] O mundo simplesmente não conseguia acreditar que as pirâmides foram construídas sem opressão e trabalho forçado, mas por lealdade aos faraós."

Cleópatra era egípcia

Apesar de Cleópatra ter sido a última governante do Egito, ela não era egípcia. Cleópatra era membro da dinastia ptolomaica, uma família descendente dos gregos que governou o Egito depois de Alexandre o Grande.

Acredita-se que o equívoco sobre sua nacionalidade possa ter ocorrido por conta da forma como ela se vestia e se portava em público, mais ou menos como uma reencarnação de Ísis, uma deusa egípcia.

Vincent Van Gogh cortou a orelha em um período de loucura

Uma das histórias mais conhecidas sobre o aclamado pintor impressionista Vincent van Gogh é que ele teria cortado a própria orelha com uma navalha, em um ataque de loucura, e a enviado para uma francesa. Isso resultou em uma de suas obras mais famosas, que mostra Van Gogh com uma bandagem na orelha.

Porém, em 2009, dois historiadores alemães apresentaram uma nova versão no livro "A orelha de Van Gogh: Paul Gauguin e o pacto de silêncio". Segundo Rita Wildgans e Hans Kaufmann, o pintor não teria cortado a própria orelha, e sim a perdido em uma briga com o pintor francês Paul Gauguin. A verdade nunca veio à tona devido a um pacto de silêncio entre os dois.

As pessoas da época de Colombo pensavam que o mundo era plano

Muitas pessoas acreditam que mais ou menos na época em que Colombo "descobriu" a América, meio século atrás, a maioria das pessoas ainda acreditava que a Terra era plana e que a expedição de Colombo resultaria em sua queda para fora da borda do mundo.

No entanto, a ideia de que a Terra era plana já estava refutada desde os antigos gregos. O que Colombo pensava é que, se partisse da Europa para o oeste, alcançaria o Leste Asiático. É por isso que ele pensou que havia cruzado as Índias Orientais; ele se referiu ao povo nativo como "índios".

 

Trabalhadores de Wall Street começaram a pular de edifícios após a queda de 1929

 

Após a quebra da bolsa de valores em 1929, começaram a circular rumores de que homens que trabalhavam em Wall Street haviam começado a pular de prédios para a morte. No entanto, embora o presidente da County Trust Co. e o chefe da Rochester Gas and Electric tenham se matado, eles não pularam; eles usaram armas.

Comediantes como Will Rogers ajudaram a promover esses rumores, alegando que "você tinha que ficar na fila para conseguir uma janela para pular". Embora o legista-chefe de Nova York tenha tentado dizer o contrário, os rumores continuaram a se espalhar.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp