Ciúme patológico tem cura?

Por: Júlia Pautas
24/01/2023 - 17:12:33

Saiba agora se existe uma solução para esse tipo de doença

O ciúme é um sentimento pertencente aos seres humanos e que pode estar próximo a qualquer tipo de relacionamento. Contudo, existem também, diferentes estilos de ciúmes que, na maioria dos casos, não conseguimos diferenciar ou classificar o tipo de ciúme que estamos vivenciando.

Diante disso, o que pode ser o ciúme? Bom, esse sentimento é, basicamente, uma insegurança que vem junto com o medo de perder uma pessoa que tanto amamos. Com isso, o ciumento costuma ter uma vontade maior de cultivar e conservar a relação.

Sendo assim, podemos sentir ciúmes de qualquer coisa, seja de parceiros amorosos, em relacionamento com um meu patrocínio e sugar baby, familiares ou até mesmo em objetos. Nos níveis mais normais, o ciúme não é visto de forma prejudicial, é observado a uma emoção muito comumente nos seres humanos.

O medo de perder pode ser considerado o motivo real causador do ciúme, e ele consequentemente consegue trazer outros tipos de sentimento à tona, como a raiva, estresse, tristeza, irritabilidade e obsessão. A ausência do ciúme e outras emoções que são tidas como normais, pode ser considerado um sinal de patologia. Entretanto, o excesso também pode ser visto como algo preocupante.

O ciúme patológico teve mais visibilidade quando uma notícia foi ao ar em 2013. A história é de um casal que a mulher obrigava o seu marido a realizar testes diários com o detector de mentiras toda vez que ele chegava em casa. Ela contou também que proibia que o seu marido assistisse qualquer programação de tv que apareciam mulheres e checava os seus e-mails e redes sociais várias vezes ao dia.

Em casos de ciúme patológico, um dos melhores meios é através do tratamento psicológico na tentativa de reduzir esse sentimento. Contudo, existem casos da necessidade de passar medicamentos decorrente a níveis de ciúmes excessivos. A psicoterapia tem o papel de ajudar o paciente a reconhecer essas suas atitudes e mudá-las para que não venha a ser perigosas para os envolvidos. 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp