Nova fábrica da Cervejaria Heineken recebe licença de instalação e prevê a geração de mais de 11 mil empregos indiretos

Por: CGP / ClickPetroleoGás
31/01/2023 - 14:03:48

Por: Valdemar Medeiros
https://clickpetroleoegas.com.br/category/economia-negocios-e-politica/

A nova fábrica da Heineken em Minas Gerais promete ser a mais sustentável do Brasil e, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, também terá capacidade para 5 milhões de hectolitros por ano.

Em uma reunião realizada na última quinta-feira (26), a Câmara de Atividades Industriais do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou o licenciamento da Cervejaria Heineken para instalação de uma nova fábrica no município de Passos, no sul de Minas Gerais, gerando assim milhares de empregos diretos e indiretos. A companhia obteve Licença de Instalação Concomitante e Licença Prévia.

Cervejaria Heineken investirá R$ 1,8 bilhão em nova fábrica

A licença, que foi aprovada com sete votos a favor e apenas um contrário, permite que o empreendedor, no caso a Heineken, realize a instalação conforme as condições estabelecidas na licença ambiental e cumpridas as condicionantes ambientais exigidas para cada fase do licenciamento.

É importante mencionar que a Cervejaria Heineken deve obter a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) antes de começar as intervenções necessárias à instalação de sua nova fábrica. A empresa planeja investir cerca de R$ 1,8 bilhão em sua nova unidade, com geração de 350 empregos diretos e 11 mil indiretos. 

As operações da nova fábrica da Heineken estão previstas para terem início em 2025. O local abrigará a produção de cervejas, maltes e chopes, além de usinas de produção de concreto comum, interceptores, elevatórias, emissários e reversão de esgoto, Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário e Estação de Tratamento de Água para abastecimento.

Segundo representantes da cervejaria Heineken, a escolha do município se deve à disponibilidade hídrica, facilidade logística para o abastecimento e desenvolvimento socioeconômico do estado de Minas Gerais e da região Sudeste.

Capacidade de produção da nova fábrica será de mais de 5 milhões de hectolitros

O grupo de cervejarias inclui as marcas Heineken, Kaiser, Sol, Bavaria, Amstel, No Grau, Devassa, KirinIchiban, Baden Baden, Glacial e Eisenbahn, além das bebidas não alcóolicas Schin Tônica, Itubaína, Skinka e Viva Schin, controlando, no total, 15 cervejarias em todo o país.

A nova fábrica da Heineken, que criará milhares de novos empregos, contemplará a produção de cerveja e utilidade, assim como recuperação de CO2, refrigeração, geração de vapor – caldeira de biomassa, geração de ar comprimido, assim como subestação de energia elétrica, usina de produção de concreto para instalação, adutora de água bruta com estação elevatória e estação de tratamento de água, estação de tratamento de efluentes, emissário de lançamento de efluentes tratados e áreas administrativas. 

A empresa anunciou a escolha de localização de sua nova fábrica em abril do último ano e informou, ainda, que a capacidade produtiva será de mais de 5 milhões de hectolitros por ano. A nova fábrica da Heineken, além de gerar milhares de empregos, será a unidade mais sustentável da companhia no Brasil, segundo a própria empresa, sendo totalmente abastecida por fontes de energia limpa.

Heineken anuncia investimentos no mercado de energia renovável

A Heineken anunciou no último ano seu foco em energia renovável e ESG, e também afirmou a ampliação de seu projeto de energia renovável para casas comuns. O programa foi criado em 2021 e tinha como foco bares e restaurantes. A ação agora está disponível para residências e contribui com acesso das casas a fontes de geração limpa, sem demandar instalação.

Essa solução da empresa compõe a plataforma de sustentabilidade e cultura da marca, a Green Your City. Além de contribuir com a sustentabilidade, o projeto também mitiga o consumo, gerando economia na conta de luz de vários brasileiros.

O projeto tem como objetivo três pilares essenciais, sendo esses: energia renovável, economia circular e consumo responsável. Com a novidade, a Heineken pretende ir além dos processos internos e fomentar esta transição por toda a cadeia, chegando agora aos consumidores.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp