Você conhece a 'Guiana Brasileira', Motivo de Guerra entre Brasil e França?

Por: Portal Maga Curioso
06/02/2023 - 06:30:22

Por: Everton Lima

Sempre que olhamos para a parte norte do mapa da América do Sul, vemos as "guianas", territórios cuja integração cultural e social é quase inexistente conosco. Inclusive, sabemos muito pouco sobre esses locais. Contudo, muita gente também desconhece os encantos da Guiana Brasileira — sim, o Brasil tem uma guiana para chamar de sua!

Estamos falando do estado do Amapá, no extremo norte do Brasil. Essa região é considerada a guiana brasileira, mas não por ser vizinha da Guiana Francesa. Acontece que a palavra "guiana" era usada pelos colonizadores europeus para identificar uma vasta região do continente.

Essa região era habitada por indígenas descendentes do povo arahuaco, sucessores da região do Caribe. Acontece que quando Cristóvão Colombo chegou na América, ele decidiu batizar toda a região entre o Rio Negro, o Rio Orinoco e a Amazônia de "Guiana".

Com o passar dos anos, a disputa entre os países europeus fez com que surgissem divisões nessa região, como a Guiana Espanhola (Venezuela), a Guiana Britânica (Guiana), a Guiana Holandesa (Suriname), a Guiana Francesa e a Guiana Brasileira (Amapá).

Guiana Brasileira foi alvo de disputas por séculos

A região da Guiana Brasileira foi motivo de disputas diplomáticas e conflitos violentos por séculos. No começo, os portugueses e franceses disputavam a região da "Tucujulândia", como também era conhecida a região que hoje chamamos de Amapá.

Durante os anos de 1700 e 1900, franceses, portugueses e brasileiros travaram guerras na região reivindicando o território. Tratados foram assinados para tentar conter os conflitos, mas eram constantemente desrespeitados.

Em 1895, com o Brasil já independente de Portugal, ocorreu um dos massacres mais violentos na região. Os franceses e brasileiros se enfrentaram no chamado "Massacre da Vila do Espírito Santo do Amapá".

Cidadãos brasileiros foram assassinados pela marinha francesa, cujo objetivo era libertar presos que conspiravam a favor dos franceses. Contudo, por conhecerem bem a região, os civis brasileiros impuseram dificuldades às tropas invasoras, sem que os franceses tivessem êxito em sua missão.

"Estas tropas foram enviadas com a missão de libertar o colaboracionista brasileiro Trajano, que representava interesses franceses, e de prender o líder militar e civil brasileiro Francisco Xavier Veiga Cabral (o Cabralzinho), do Triunvirato que governava o território contestado em nome de interesses brasileiros. Este combate, de graves repercussões internacionais, passou à História como combate da Vila Amapá.", informa o historiador Cláudio Moreira Bento, em estudo publicado sobre o tema.

Barão do Rio Branco provou a autoridade brasileira

Após a independência do Brasil, os franceses não reconheciam que a antiga Guiana Portuguesa era, agora, a Guiana Brasileira. Em 1890, houve um julgamento internacional para tratar do caso, na Convenção de Genebra.

O diplomata José Paranhos, conhecido como Barão do Rio Branco, apresentou provas de que os franceses não tinham nenhum direito ao território contestado e o Brasil foi oficialmente reconhecido como dono daquelas terras.

O território da Tucujulândia foi incorporado à região do Pará, mas em 1943 foi desmembrado do estado pelo presidente Vargas. Com a Constituição de 1988, finalmente tornou-se um estado brasileiro.

Fontes A INTRUSÃO FRANCESA NO AMAPÁ EM 1895-E O MASSACRE DA VILA AMAPÁ

Governo do Amapá TRT8 Perfil Geocracia

Imagens  Reprodução: Marcelo Loureiro/Secom  (Fonte: Getty Images) (Fonte: Wikimedia Commons) (Fonte: Wikimedia Commons)

 HISTÓRIA E GEOGRAFIA

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp